11.5 C
Brasília
quinta-feira, 18/07/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioDestaquesDia do Evangélico: o que abre e o que fecha nesta quinta-feira...

Dia do Evangélico: o que abre e o que fecha nesta quinta-feira (30) no DF

O Dia do Evangélico, celebrado nesta quinta-feira (30), é um feriado local no Distrito Federal, regulamentado por uma lei de 1995. Serviços públicos, bancos, parte do comércio e serviços não funcionam, e o Metrô e os ônibus têm horário diferenciado (veja detalhes abaixo).

No entanto, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, para o funcionalismo federal, o expediente é normal nesta quinta-feira em Brasília.

O @emsamambaia fez uma lista com o que abre e o que fecha, além dos horários dos serviços públicos. Veja abaixo:

Transporte Público

Metrô: Segundo a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), na quinta-feira (30), os trens vão circular das 7h às 19h.

Ônibus: A Secretaria Transporte e Mobilidade (Semob) definiu que, no feriado, os ônibus funcionam com tabela horária de domingo. Veja aqui os horários.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as agências bancárias não abrem nesta quinta-feira (30). As áreas de autoatendimento ficam disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking.

Segurança pública

Polícia Civil: As delegacias ficam abertas 24 horas para registro de ocorrências policiais.

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros: O Corpo de Bombeiros (CBMDF) atua de forma ininterrupta, com atendimento pelo telefone 193. Os batalhões e o serviço operacional da Polícia Militar (PMDF) também funcionam normalmente e atendem pelo número 190.

Defesa Civil: A Defesa Civil informa que não há expediente no feriado, mas que mantém uma equipe de técnicos em regime de plantão 24 horas. Em caso de necessidade, pode-se acionar o serviço pelo telefone 193 ou 199.

Comércio e shoppings

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), o varejo em geral – que engloba lojas de rua e shoppings – deve abrir normalmente, assim como as feiras, farmácias, supermercados, bares e restaurantes.

Comerciantes que trabalham com venda de carnes, gêneros alimentícios, frutas, verduras, flores, plantas, papelarias e óticas abrem de acordo com a decisão de cada empresário.

Os shoppings funcionam normalmente na quinta-feira (30). As lotéricas de rua fecham, mas, as unidades localizadas em shoppings podem operar normalmente.

Serviços Públicos

Na Hora: Todas as unidades fechadas.Procon: Os postos do Procon não abrem.

Conselho Tutelar e Centro Integrado 18 de Maio: As unidades do Conselho Tutelar estão fechadas na quarta-feira. No entanto, as demandas urgentes podem ser registradas pelo telefone 125.

Pró-Vítima: Os Núcleos do Programa Pró-Vítima não funcionam no feriado. Os funcionários operam em regime de plantão nesta quarta-feira, pelos telefones disponíveis aqui.

Detran: Não há atendimento ao público nas unidades do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). As ações de educação, fiscalização e engenharia de trânsito ocorrem em regime de escala especial. Os serviços on-line, disponíveis por meio do aplicativo e do Portal de Serviços do Detran-DF, funcionam normalmente.

DER: O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) informou que não há atendimento ao público na quinta-feira (30). Além disso, no feriado, não acontecem operações de reversão no trânsito.

O Eixão está fechado ao trânsito de veículos e aberto para o público entre 6h e 18h.

INSS: As agências abrem normalmente nesta quinta-feira (30). A Central Telefônica 135 também funciona e ainda é possível acessar o serviço pela internet, através dos canais remotos.

Caesb: Não há expediente na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). As equipes trabalham em regime de plantão. Também não há atendimento nos escritórios e postos do Na Hora. O serviço remoto pela Agência Virtual e por meio do telefone 115 funcionam normalmente.

Neoenergia: Segundo a Neoenergia Brasília, as lojas de atendimento e a agência móvel fecham na quinta (30). Os canais digitais para atendimento seguem disponíveis 24 horas, pelo WhatsApp (61) 3465-9318, pelo aplicativo, por meio da Agência Virtual e pelo número 116.

Lazer

Zoológico: Funciona normalmente, das 8h30 às 17h, com entrada permitida até as 16h. O parque informa que o pagamento de ingressos é somente em dinheiro e a inteira custa R$ 10.

Espaços culturais: Os espaços culturais sob gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF – disponíveis aqui – seguem horários de funcionamento normal, conforme programação de cada um.

Parques: Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), todos os parques administrados pelo órgão funcionam normalmente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias