24.5 C
Brasília
quarta-feira, 17/07/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioPolíticaGoverno diz que pagará auxílio a aluno do 3º ano para incentivar...

Governo diz que pagará auxílio a aluno do 3º ano para incentivar o Enem

O ministro Camilo Santana, da Educação, anunciou, nesta terça-feira (16/1), um novo auxílio para estudantes do ensino médio. Os alunos do 3º ano que fizerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão contemplados com mais um valor adicionado à poupança do “Pé de Meia”, como chamado por Santana.

Os valores serão anunciados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em evento. Alunos do primeiro e segundo ano que realizarem o Enem não serão contemplados com o benefício adicional.

“Apesar de ter crescido em 10% a adesão ao Enem em 2023, apenas metade dos concluentes de 2023 fizeram o Enem; então, temos de estimular as redes”, afirmou Santana.

Segundo o titular da Educação, em alguns estados brasileiros, 90% dos alunos no fim do ensino médio realizaram a prova, enquanto, em outros locais, apenas 29% participaram do exame.

“Vamos fazer uma pesquisa disso, até porque é gratuito [fazer o Enem]”, disse o ministro. Dessa forma, os estudantes do último ano do ensino médio receberão um valor mensal, outro anual, quando receberem aprovação daquela série, e um terceiro, ao participarem do exame.

“O recurso mensal é para ajudar no dia a dia e, se aprovado no fim do ano, ele recebe outro auxílio”, explicou o ministro. “É para garantir que o jovem não abandone os estudos. Muitas vezes, abandona porque precisa trabalhar, então, recebe ele ali ao mês”, completou.

Poupança do ensino médio

Na tarde desta terça, o presidente Lula sancionou um pacote com três leis sobre educação. Entre eles está a poupança do ensino médio, uma forma de combater a evasão escolar e incentivar os alunos a fazerem o Enem.

O benefício será para estudantes da rede pública e com famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Esse programa recebeu R$ 6 bilhões de fundo.

Outras medidas

Além da poupança, Lula sancionou a política nacional de atenção psicossocial nas escolas, para promover a saúde mental de alunos, professores e demais colaboradores.

Também foi promulgada a valorização dos professores da educação básica, que estabelece regras de planos de carreiras, melhores condições de trabalho e prevê gratificações.

Fonte/Credito: https://www.metropoles.com/distrito-federal/educacao-df/governo-lula-pagara-auxilio-a-aluno-do-3o-ano-para-incentivar-o-enem

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias