21.5 C
Brasília
sexta-feira, 01/03/2024
- Patrocinado -
InícioDistrito FederalIbaneis sanciona lei que declara hip-hop patrimônio cultural imaterial do DF

Ibaneis sanciona lei que declara hip-hop patrimônio cultural imaterial do DF

O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou, na manhã desta quinta-feira (6/7), a lei que declara o hip-hop como patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal.

Além de declarar o estilo patrimônio cultural, o projeto também institui a Semana Distrital do Hip-Hop e assegura a realização de atividades em comemoração no território do DF, preferencialmente, na segunda semana do mês de novembro, por ocasião do Dia Mundial do Hip-Hop, em 12 de novembro.

A cultura hip-hop foi fundamental na formação do autor do projeto que deu origem à lei, o deputado distrital Max Maciel (PSol), e uma das bandeiras do parlamentar é a valorização dessa manifestação.

“O hip-hop tem de estar inserido como um dos processos culturais do território [distrital] e dialogar com uma parcela da juventude. Estamos muito orgulhosos de poder contribuir para a valorização dessa manifestação cultural dos nossos e que salva tantas vidas na quebrada”, afirma Max Maciel.

O projeto também prevê que escolas de rede pública de ensino e as unidades de internação de menores infratores promovam atividades sobre a cultura hip-hop, assim como oficinas, debates e aulas temáticas.

Debate nacional

O projeto de lei sancionado vai ao encontro de um importante debate nacional sobre o movimento. Prestes a completar 50 anos, em agosto de 2023, o hip-hop está perto de ganhar um reconhecimento significativo. O movimento Construção Nacional do Hip-Hop e o Ministério da Cultura elaboram um decreto para fortalecer esse estilo no país.

Fonte Metrópoles

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias