20.5 C
Brasília
sábado, 02/03/2024
- Patrocinado -
InícioPolíticaIbaneis sobre ameaças: “Momento é de atenção, mas segurança está trabalhando”

Ibaneis sobre ameaças: “Momento é de atenção, mas segurança está trabalhando”

O governador Ibaneis Rocha (MDB) fez uma declaração, nesta quarta-feira (12/4), sobre as recentes ameaças de ataques em escolas e faculdades do Distrito Federal. Para o chefe do Palácio do Buriti, o cenário requer cautela.

“O momento é de atenção, mas a segurança pública do Distrito Federal está trabalhando com muita inteligência e integrada com as demais forças de segurança”, afirmou.

Como mostrou a coluna Grande Angular no último domingo (9/4), diante dos atentados recentes contra escolas do país e do medo de que novos episódios de violência ocorram, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) dará início, nesta semana, a uma série de ações preventivas em colégios públicos e particulares da capital da República.

A partir de ocorrências registradas dentro e fora de escolas, a SSP-DF mapeou 60 unidades de ensino que receberão maior atenção das forças de segurança neste momento. Os nomes dos colégios não serão divulgados, por motivo de segurança.

“O batalhão será essencial nas ações programadas e contará com reforço no policiamento ostensivo, com policiais do Serviço Voluntário Gratificado (SVG). Além disso, são realizadas visitas técnicas nas unidades escolares mais vulneráveis, com apoio de batalhões de área”, informou a SSP-DF.

O sistema de Inteligência da Segurança Pública da capital federal também vai fortalecer o monitoramento da Deep Web e de perfis em redes sociais que propagam ou fazem apologia à violência nas escolas.

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, enfatizou que as medidas programadas pela pasta são “uma ação estratégica e preventiva, planejada a partir de levantamentos de Inteligência, com monitoramento feito pelos setores de Inteligência da SSP-DF e das forças de segurança”.

“Haverá reforço do policiamento e aumento da presença do Estado nas imediações de unidades de ensino e, ainda, resposta rápida em caso de ameaças e de emergência, garantindo a tranquilidade à comunidade escolar e à população do DF. Importante destacar que esta é uma ação de governo que envolve outros segmentos, como a Secretaria de Educação, e temos total apoio e confiança do governador Ibaneis Rocha”, declarou.

Caso sejam identificadas ameaças ou outros tipos de crime, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) tratará as ocorrências com prioridade, por meio de protocolos operacionais e fluxos de informação que envolvem as delegacias Eletrônica (DE), de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), da Criança e do Adolescente (DCA), da Divisão de Operações Especiais (DOE), além do Instituto de Identificação (II) e das unidades circunscricionais, que auxiliarão nos atendimentos emergenciais.

Com eventual iminente ameaça de crimes, os Batalhões Escolares da PMDF reforçarão o trabalho de visita técnica aos colégios.

Fonte Metrópoles

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias