25.5 C
Brasília
sexta-feira, 01/03/2024
- Patrocinado -
InícioDistrito FederalSamambaiense, saiba como declarar o Imposto de Renda

Samambaiense, saiba como declarar o Imposto de Renda

A população de Samambaia, cidade localizada no Distrito Federal, precisa estar atenta à declaração do Imposto de Renda, cuja data limite em 2023 é 31 de maio. A declaração é obrigatória para aqueles que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano passado.

Para realizar a declaração, é necessário acessar o site da Receita Federal e baixar o programa gerador do Imposto de Renda. É importante lembrar que o programa é atualizado todos os anos, por isso é necessário baixar a versão correspondente ao ano-base da declaração.

Após baixar o programa, é hora de preencher a declaração. Para isso, o contribuinte precisa ter em mãos todos os documentos referentes aos seus rendimentos, como informe de rendimentos emitido pelas empresas em que trabalhou, extratos bancários, comprovantes de pagamento de aluguel, entre outros.

Além disso, é importante lembrar que a declaração pode ser feita de forma simplificada ou completa. Na opção simplificada, é aplicado um desconto padrão de 20% sobre os rendimentos tributáveis, sem a necessidade de comprovação das despesas. Já na opção completa, é possível deduzir algumas despesas, como gastos com saúde, educação, previdência privada, entre outras.

Outra dica importante é não deixar para fazer a declaração na última hora. O ideal é reunir os documentos com antecedência e preencher a declaração com calma, evitando erros que possam gerar multas ou até mesmo a malha fina.

Em caso de dúvidas, o contribuinte pode consultar o site da Receita Federal ou procurar ajuda de um contador. É importante lembrar que a declaração do Imposto de Renda é uma obrigação de todo cidadão brasileiro e sua não realização pode gerar problemas futuros com a Receita Federal.

Glauber Erick
Glauber Erickhttps://glaubererick.com.br
Comunicação e Marketing, Jornalista, Assessoria de Imprensa e Produção Audiovisual.
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias