A segurança de ciclistas e pedestres é prioridade na nova ciclovia que liga o Núcleo Bandeirante à Candangolândia. De um lado, a pista de uso compartilhado é protegida por defensas metálicas. Do outro, conta com alambrado nos trechos onde desníveis muito acentuados ladeiam a via. A instalação do aramado está em execução – é a última etapa para que a obra seja finalizada.
Acostumado a pedalar por longas distâncias, o eletrotécnico Thiago Braz, 38 anos, aprovou os itens de segurança da nova ciclovia. “Aqui, a gente se sente duplamente protegido”, comenta o morador de Samambaia. “Dá uma tranquilidade saber que, se perdemos o equilíbrio, não temos chance de cair entre os carros ou de rolar pelo barranco que margeia a pista em alguns pontos”.
Com 3,3 km de extensão, a ciclovia recém-construída pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) fica às margens da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). A pista destinada a ciclistas e pedestres ocupou o espaço de uma antiga calçada, já deteriorada pelo tempo. Para garantir a proteção dos usuários, guard rails foram instalados para separar a via das faixas de rolamento.
A ciclovia, construída com recursos de quase R$ 800 mil, também vai oferecer mais segurança aos usuários noturnos. Isso porque a iluminação pública no local foi renovada. Com investimento de mais de R$ 1,7 milhão, a Companhia Energética de Brasília (CEB) instalou 562 luminárias LED por toda a extensão da pista.
Fonte Agencia Brasília