23.5 C
Brasília
quarta-feira, 21/02/2024
- Patrocinado -
InícioDistrito FederalNo YouTube, tutoriais ensinam criminosos a retirarem tornozeleira eletrônica

No YouTube, tutoriais ensinam criminosos a retirarem tornozeleira eletrônica

Em conflito com a lei, vídeos disponíveis na internet ensinam o passo a passo de como desligar ou retirar uma tornozeleira eletrônica. Nas imagens, carregadas em grandes plataformas de vídeos – como o YouTube e o TikTok – criminosos explicam como fazem para burlar o sistema de monitoramento adotado pela Justiça como medida punitiva.

Em um dos vídeos aos qual o Metrópolesteve acesso, um detento caçoa do equipamento. “Essa tornozeleira é a coisa mais difícil de tirar, né? Vou ensinar para o pessoal agora como é que tira e coloca de novo. Aprende aí: o cara vai, dá um rolê e não gasta três minutos”, diz. Em seguida, e em tom de deboche, completa: “Muito inteligente quem bolou isso”.

ASSISTA AO VÍDEO EM: https://www.metropoles.com/distrito-federal/videos-ensinam-burlar-tornozeleira-eletronica

Em um segundo vídeo que circula nas redes, uma pessoa filma um homem desativando a tornozeleira, enquanto narra as etapas necessárias. “Ele está mostrando como tira a tornozeleira eletrônica para sair de casa. […] Depois, ele [criminoso] volta, abre novamente e coloca na perna. Olha como é fácil o sistema da tornozeleira. É como se ainda estivesse na perna dele”, declarou.

Metrópoles procurou o YouTube e o TikTok, plataformas onde os vídeos estão hospedados, mas nenhuma das duas havia respondido aos questionamentos da reportagem até a última atualização desta reportagem. O Ministério da Justiça e o Centro Integrado de Monitoração Eletrônica – da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) – também foram procurados. Por meio de nota, o Cime explicou que, quando o dispositivo de monitoração desliga por falta de bateria, um alarme é gerado na central de monitoração e providências são adotadas.

Fonte Metropoles

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias