24.5 C
Brasília
quarta-feira, 17/07/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioSamambaiaOperação GLP Seguro em Samambaia: PCDF e ANP Interceptam Comércio Clandestino de...

Operação GLP Seguro em Samambaia: PCDF e ANP Interceptam Comércio Clandestino de Botijões

Na última sexta-feira (29/9), em uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Operação GLP Seguro foi desencadeada, resultando na apreensão de 339 botijões de gás. Estes estavam sendo armazenados e vendidos de forma ilegal em Samambaia Sul e Riacho Fundo II, levando ao fechamento dos estabelecimentos implicados.

Coordenada pela 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas), a operação teve como principal foco a identificação e prisão de proprietários que infringiam a Resolução 051/16 da ANP, ao armazenar e comercializar botijões de gás de cozinha de maneira clandestina. Em Samambaia Sul, na quadra 501, um dos estabelecimentos foi autuado administrativamente pela ANP e seu proprietário detido por crime ambiental. A infração incluía 302 botijões de gás cheios e 23 vazios.

Já em Riacho Fundo II, outra distribuidora foi alvo da operação, onde um comerciante foi flagrado vendendo botijões de forma ilegal. A equipe confiscou três botijões cheios e 11 vazios no local. Preocupantemente, conforme relatório da PCDF, alguns botijões apresentavam vazamentos significativos, apresentando risco iminente de graves acidentes no local.

A Defesa Civil ressalta os perigos do comércio irregular de gás de cozinha, salientando que o armazenamento inadequado pode potencializar os danos em situações de vazamento, incêndio ou explosão.

É vital que os cidadãos adquiram botijões apenas em estabelecimentos autorizados, sempre verificando a identificação do comércio e a placa de autorização da ANP. Caso suspeite de alguma irregularidade, a população é encorajada a denunciar através dos números 199 ou 197.

Glauber Erick
Glauber Erickhttps://glaubererick.com.br
Comunicação e Marketing, Jornalista, Assessoria de Imprensa e Produção Audiovisual.
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias