A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM), realizou na última terça-feira (11), às 15h30, a Operação Cavalo de Aço, que se estendeu noite adentro.
O ponto de lançamento foi a partir do QCG, Setor Policial Sul. Ao chegar a Taguatinga, as equipes foram liberadas para entrar na RA de Samambaia por diferentes trechos.
O comandante-geral, coronel Klepter Rosa, liberou o policiamento e lembrou-se das ameaças de massacre a várias escolas do DF. “Senhores policiais, além da ação prevista, deem atenção maior aos colégios nas imediações da Região que será patrulhada”, disse.
O foco dessa edição foi a intensificação de motopatrulhamento tático com as equipes do Grupo Tático em Ações Motociclísticas (GTAM) em áreas conflagradas para combate a crimes de médio e elevado potencial ofensivo, tais como apreensão de armas de fogo, entorpecentes e recuperação de veículos roubados/furtados. Mesmo que não haja registro de ocorrências, vislumbra-se o sucesso nas ações pelo prisma preventivo do policiamento, visto que é muito provável a redução da criminalidade nesse dia em razão do emprego massivo de tropa naquela localidade.
O policiamento foi realizado com motos, por ter mais mobilidade, cobertura de área e rapidez nos deslocamentos, sendo bem apropriado para regiões muito extensas como, por exemplo, a Região Administrativa escolhida.
A operação contou com 29 policiais ao todo, divididos em 7 equipes de motopatrulhamento tático, as quais fizeram saturar a área de Samambaia.
FONTE PMDF