20.5 C
Brasília
sábado, 02/03/2024
- Patrocinado -
InícioDistrito Federal'Racismo Ambiental': foto comparando quantidade de árvores em duas regiões de Brasília...

‘Racismo Ambiental’: foto comparando quantidade de árvores em duas regiões de Brasília viraliza nas redes sociais


Uma postagem no Twitter, feita na última semana, mostra o contraste entre o número de árvores no Sol Nascente, maior favela do Brasil, e no Lago Sul, região nobre de Brasília que, se fosse um município, seria o mais rico do país. A junção de duas imagens viralizou nas redes sociais e, segundo pesquisadores, abriu espaço para o debate sobre como o racismo ambiental se expressa no país. 

O verde do Lago Sul contrasta com o cinza do Sol Nascente (veja imagem acima). Distantes 38 quilômetros uma da outra, as duas regiões do Distrito Federal são tratadas pelo poder público de maneiras opostas. 

Para exemplificar a situação, de outubro do ano passado até fevereiro deste ano o Lago Sul recebeu 1.510 novas árvores por meio do programa de Arborização da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). No Sol Nascente, nenhuma árvore foi plantada pelo poder público. 

Segundo a Novacap, “de fato, há regiões mais arborizadas”, no entanto, o departamento “não poupa esforços para contemplar todas as cidades” (leia nota completa ao final da reportagem). 

Rita Santos, especialista em educação ambiental, diz que a foto no Twitter expressa “a violação do direito de todo ser humano de conviver em um ambiente ecologicamente equilibrado”. 

Fonte G1DF

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias