O Restaurante Comunitário de Ceilândiapode mudar de nome para homenagear a lenda do rap brasiliense DJ Jamaika. O artista morreu em 23 de março, aos 55 anos. A ideia partiu da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), que protocolou um Projeto de Lei (PL) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para propor a mudança. Caso o texto seja aprovado na Casa, o estabelecimento passará a se chamar Restaurante Comunitário DJ Jamaika.
Jefferson da Silva Alves, o DJ Jamaika, fez carreira em Ceilândia. Pioneiro do hip-hop brasiliense, liderou o grupo de rap Álibi com o irmão Kabala. Tô Só Observando, Rap do Piolho e Dois Maluco num Opala 71 são alguns do hits que tornaram o artista nacionalmente conhecido. Ele morreu após uma luta contra o câncer.
“A história que o DJ Jamaika deixou para todos os brasilienses, principalmente representando a vida cotidiana da rapaziada de Ceilândia e de Chaparral, jamais será apagada. Em respeito à memória desse grande artista e produtor cultural, ícone de Ceilândia, é mais do que justa e merecida a homenagem aqui apresentada para alterar o nome do Restaurante Comunitário de Ceilândia”, destacou a deputada, na justificativa do projeto.
O corpo de Jefferson da Silva foi velado na Administração Regional de Ceilândia, em homenagem à relação do artista com a cidade. Já o restaurante fica no centro da região administrativa, na QNM 1, Bloco 1, Lote 1.
“O local em que esse equipamento público encontra-se construído é a maior referência cultural de Ceilândia e, talvez, do Distrito Federal. Ali era um Salão de Múltiplas Funções voltado para festas, o mais importante espaço cultural da cidade nos anos 1980, que recebia muitos jovens e adultos para curtirem o som de muito funk, soul music e rap, tendo sido palco para a apresentação de famosos artistas brasileiros”, completa o texto do PL.
Protocolado na CLDF nesta semana, o PL ainda não tem data para ser apreciado na Casa. Para que ocorra a mudança de nome do restaurante, é necessária a aprovação do projeto em dois turnos e sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).