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Secretaria de Saúde do DF lança a campanha RecadastraSUS-DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) está promovendo a campanha RecadastraSUS-DF com o objetivo de manter os dados dos pacientes da rede atualizados. Essa iniciativa tem como propósito melhorar a comunicação com os usuários e aprimorar a efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que o contato correto é fundamental para o bom funcionamento de diversos serviços, como agendamentos de consultas, exames e cirurgias. A Portaria 248/2023, que estabelece essa campanha, foi publicada no dia 5 de julho.

Para participar da campanha, os pacientes devem atualizar informações simples, como informações de contato (e-mail, telefone e WhatsApp, principalmente) e endereço. Dados precisos auxiliam os profissionais de saúde no atendimento, contribuindo para um cuidado mais eficiente e seguro. Além disso, essas informações também são utilizadas pela SES-DF para o planejamento e gestão da saúde da população. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já realizam atualizações presenciais a qualquer momento, e a partir do dia 5 de julho, a secretaria disponibiliza um link para o autocadastro, onde os cidadãos podem acessar usando sua conta gov.br e inserir ou verificar os dados corretos. Uma novidade é que a Secretaria também oferecerá a atualização em ações extramuros, que são atividades realizadas fora do ambiente físico da SES-DF. Além disso, o serviço Disque Saúde 160, opção 5, conta com aproximadamente 300 operadores treinados para auxiliar no recadastramento dos pacientes.

“Estamos oferecendo diversos canais e contando com a ajuda dos nossos agentes comunitários de saúde (ACSs) em todos os níveis de assistência. É essencial que os pacientes participem dessa campanha, evitando problemas na comunicação entre eles e a rede”, enfatiza a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

De acordo com a gestora, quando há dificuldade em entrar em contato com o paciente cadastrado, a saúde dele ou de um ente querido pode ser prejudicada diretamente. “Quando não conseguimos encontrá-lo devido a um número de telefone incorreto, não conseguimos fornecer informações importantes do SUS, como resultados de exames, marcação de consultas, cirurgias, esquemas vacinais e outros procedimentos essenciais. Ele acaba ficando fora do sistema de regulação e precisa ser reinserido posteriormente”, explica Lucilene.

Com cadastros mais completos, também é possível identificar as principais demandas e desenvolver estratégias mais direcionadas. Além disso, a atualização contribui para que a Secretaria receba financiamento mais preciso do Ministério da Saúde por meio do SUS.

Lidiane Sirqueira, servidora da UBS 8 de Ceilândia, relata que é comum ter dificuldades em entrar em contato com os pacientes devido a informações inconsistentes. Ela trabalha diretamente no programa do Sistema de Regulação (Sisreg) da unidade. “Dados corretos nos permitem agendar, remarcar e realocar com mais agilidade. Além disso, quando o endereço e o telefone estão atualizados, é mais fácil informar sobre intercorrências e evitar atrasos”.

A Central de Regulação também enfrenta um alto número de faltas de pacientes devido a dificuldades em entrar em contato com eles. Um levantamento realizado pela unidade mostra que, de maio de 2022 a maio de 2023, foram agendadas aproximadamente 350 mil consultas e exames através do canal. Dessas marcações, 30% resultaram em faltas, pois a rede não conseguiu encontrar contatos atualizados dos pacientes, conforme relata a diretora de Regulação da Atenção Ambulatorial e Hospitalar da SES-DF, Aurilene Pedroza.

“Ficou evidente que essas ausências foram causadas muitas vezes pela falta de informações ou pela desatualização dos números de telefone dos pacientes. Aqueles que têm consultas, exames ou cirurgias agendadas pela Regulação do DF são informados sobre seus agendamentos por telefone, através da Central de Relacionamento do DF (156). Durante uma força-tarefa com a rede complementar, por exemplo, 180 pacientes não puderam ser contatados. Parece um número pequeno, mas cada um deles é muito importante para nós”, destaca Aurilene. O RecadastraSUS-DF é um esforço significativo para tornar os serviços do SUS mais eficientes para os cidadãos e agilizar os processos necessários na área de saúde. Desde o Teste do Pezinho até cirurgias, é essencial ter o contato do paciente ou do responsável. Rodrigo Vidal, subsecretário de Planejamento em Saúde, destaca que é a primeira vez que há um empenho conjunto envolvendo outras áreas do governo do DF para atualizar os dados.

“Essa estratégia mobiliza gestores, profissionais e unidades da SES-DF, com a participação da Central de Serviços através do telefone 160, opção 5. Além disso, foi criado um autocadastro online para garantir que ninguém fique de fora dessa atualização. Ter dados atualizados é fundamental para uma identificação rápida e precisa, especialmente em situações de emergência ou serviços de saúde agendados”, reforça Rodrigo.

A campanha RecadastraSUS-DF abrangerá ações em todos os níveis de atendimento e em todas as formas de acesso (presencial, por telefone e pela internet). Mesmo que o paciente não tenha alterado informações pessoais recentemente, é fundamental que ele acesse seus dados e verifique se estão corretos. É importante ressaltar que é responsabilidade do usuário da rede manter seu cadastro atualizado. Em casos de mudanças de telefone, endereço, estado civil, etc., é necessário sempre fazer a atualização no sistema do SUS.

Campanha RecadastraSUS-DF Autocadastro online: https://portalcidadao.df.gov.br/recadastrasusdf Por telefone: Disque 160, opção 5 Presencial: Unidades de saúde (preferencialmente a UBS mais próxima) Extramuros: ações de saúde realizadas fora do ambiente físico da SES-DF

Glauber Erick
Glauber Erickhttps://glaubererick.com.br
Comunicação e Marketing, Jornalista, Assessoria de Imprensa e Produção Audiovisual.
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