16.5 C
Brasília
sábado, 22/06/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioDestaquesVeja o que abre e o que fecha no feriadão de 7...

Veja o que abre e o que fecha no feriadão de 7 de Setembro

O 7 de Setembro é um feriado nacional no Brasil. A data celebra a Declaração da Independência do Brasil do Império Português, neste mesmo dia no ano de 1822. É feriado nacional no Brasil desde 1949, de acordo com as leis nº 662, de 6 de abril de 1946, e nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002. Neste ano, o feriado cai em uma quinta-feira.

No Distrito Federal, a Portaria nº 849, publicada no Diário Oficial do DF (DODF) na segunda-feira (4), definiu ponto facultativo nos dias 6 e 8 deste mês. Confira abaixo como fica o funcionamento dos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).

Metrô

O Metrô-DF funcionará das 6h às 19h no feriado de 7 de Setembro; nos dias de ponto facultativo, os horários serão de dias úteis | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

→ Na quinta-feira (7), o Metrô-DF funcionará das 6h às 19h. Na quarta (6) e na sexta (8), dias que serão pontos facultativos no GDF, os horários não sofrem mudanças, valendo  mesma tabela dos dias úteis. O Metrô também não terá alterações, mantendo a operação das 5h30 às 23h30.

Ônibus

→ Nesta quinta-feira, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) definiu que os ônibus vão circular com horários de domingo. Por conta do desfile na Esplanada dos Ministérios, a pasta determinou o reforço de 120 ônibus a mais para a Rodoviária do Plano Piloto. As viagens extras ocorrem a partir das 6h, sentido Plano Piloto, e das 10h às 13h, para as regiões administrativas. Serão mais 20 ônibus da Piracicabana, 30 da Pioneira, 30 da Urbi, 20 da Marechal e mais 20 da São José. Os passageiros podem conferir os horários das viagens dos ônibus por meio do site DF no Ponto.

Trânsito

O Eixão estará fechado ao trânsito de veículos e aberto ao público na quinta (7) | Foto: Arquivo/Agência Brasília

→ Não haverá atendimento ao público no setor de Multas e Penalidades e Protocolo do Departamento de Trânsito (Detran-DF) nos dias 6, 7 e 8. Os cidadãos com agendamento de serviços de veículos, habilitação e penalidades para essas datas não precisam reagendar. Poderão ser atendidos, por ordem de chegada no respectivo turno em que agendaram, dentro deste mês, mediante a comprovação do agendamento. Caso prefiram, podem reagendar o serviço pelo Portal de Serviços do Detran-DF ou pelo aplicativo Detran Digital.

→ As atividades da banca examinadora de trânsito voltadas para o processo de habilitação agendadas para quarta-feira (6), estão mantidas.

→ As operações de mobilidade, na Estrada Parque Ceilândia (DF-095/Estrutural), na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho entre os viadutos de Samambaia e do Pistão Sul e na BR-070 serão realizadas normalmente na quarta e na sexta.

→ Na quinta-feira não haverá operações de reversão, que funcionarão normalmente na quarta e na sexta.

→ O tradicional Eixão do Lazer, no Eixo Rodoviário (DF-002), estará fechado ao trânsito de veículos e aberto ao público no dia do feriado nacional (7), entre as 6h e as 18h.

DF Legal

→ Os núcleos de atendimento da DF Legal não vão funcionar entre os dias 6 e 8, mas os trabalhos de fiscalização vão ocorrer normalmente.

Saúde

Unidades básicas de saúde não terão atendimento no feriado de 7 de Setembro | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

O atendimento de saúde segue fluxo normal nas unidades de urgência e emergência. Todos os outros serviços funcionam normalmente na sexta-feira. Não haverá vacinação neste feriado da Independência. Porém, serviços essenciais, como de urgência e emergência, funcionam normalmente no feriado. Confira os horários:

→ Samu: Atendimento 24 horas, pelo telefone 192;

→ Hospitais e UPAs: as emergências dos hospitais regionais e as unidades de pronto-atendimento (UPAs) atendem de forma ininterrupta, 24 horas por dia;

→ Casa de Parto de São Sebastião: funciona de forma ininterrupta, 24 horas por dia;

→ Emergência odontológica: a emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte funciona em plantão 24h, de forma ininterrupta;

→ Vacinação: na quinta-feira não haverá imunização, mas as salas de vacinação funcionam normalmente na sexta-feira e no sábado. Confira aqui os pontos de vacinação;

→ Unidades básicas de saúde (UBSs): na quinta-feira, não haverá atendimento. Todas as unidades funcionam normalmente na quarta e na sexta-feira, assim como no sábado;

→ Ambulatórios e policlínicas: não haverá atendimento na quinta-feira. Na sexta-feira, todas as unidades retornam ao funcionamento normal;

→ Farmácias de alto custo: na quinta-feira, estarão fechadas. Na sexta-feira, o atendimento será das 7h às 19h e no sábado, das 7h às 12h;

→ Hemocentro: não haverá atendimento ao público na Fundação Hemocentro de Brasília na quinta-feira (7). Nos dias 6, 8 e 9, o atendimento ao público será normal, das 7h15 às 18h. O agendamento permanece obrigatório e pode ser feito pelo site ou por telefone (160, opção 2).

Hvep

→ O Serviço Veterinário Público (Hvep) estará fechado para atendimento na quinta e abrirá normalmente na sexta, das 7h30 às 17h. A internação para os animais já hospitalizados vai continuar funcionando integralmente.

Cultura e lazer

O Jardim Botânico de Brasília abrirá normalmente de quarta a sexta, das 9h às 17h | Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

→ Biblioteca Nacional de Brasília: fechada dias 6, 7 e 8. Abre das 8h às 14h no sábado e no domingo.

→ Museu de Arte de Brasília: abre normalmente para visitação nos três dias, das 10h às 19h. Na quarta, haverá abertura da exposição A verdade a partir das 19h.

→ Concha Acústica: abre normalmente para visitação nos três dias, das 9h às 18h.

→ Centro de Dança: fechado de quarta a sexta. As atividades retornam no sábado das 9h às 22h.

→ Espaço Cultural Renato Russo: nos dias 7, 8, 9 e 10, estará aberto em seu horário normal, das 10h às 20h, mas com a Biblioteca/Gibiteca fechadas.

→ Complexo Cultural 3 Poderes: fechado nos dias 6, 7 e 8; nos dias 9 e 10, funciona normalmente, das 9h às 17h.

→ Jardim Botânico de Brasília: aberto normalmente nos três dias, das 9h às 17h, com entrada permitida até as 16h30. Haverá entrada gratuita para pedestres e ciclistas entre as 7h30 e as 8h50.

→ Museu Vivo da Memória Candanga: aberto nos dias 6 e 7, das 9h às 17h, e fechado nos dias 8 e 9.

→ Biblioteca Pública de Brasília: fechada nos dias 6, 7 e 8. Abre no sábado, das 7h30 às 13h30.

→ Museu do Catetinho: fechado dias 6 e 8. Abre quinta, das 9h às 17h; e dias 9 e 10 das 9h às 17h.

→ Museu Nacional da República: fechado dias 6 e 7. Aberto dia 8, das 9h às 18h30.

→ Memorial dos Povos Indígenas: fechado dias 6 e 8. Abre dia 7, das 9h às 17h; e dias 9 e 10 das 9h às 17h.

→ Complexo Cultural de Planaltina: abre quarta, das 9h às 18h. Fechado dias 7 e 8 e aberto dia 9, das 15h às 22h e dia 10 das 10h às 18h.

→ Complexo Cultural de Samambaia: fecha 6 e 8. Dia 7, abrirá das 8h às 13h, e dias 9 e 10, das 8h às 22h.

→ Casa do Cantador: aberto dia 7, das 19h às 23h; e fechado dias 8, 9 e 10.

→ Zoológico de Brasília: aberto normalmente das 8h30 às 17h (a bilheteria encerra a venda dos ingressos às 16h).

Turismo

→ Funcionamento da Torre de TV de quarta a sexta

– Mirante: das 9h às 18h45
– Fontes luminosas: das 10h às 14h e das 16h à 0h

→ Funcionamento da Torre Digital de quarta a sexta: das 9h às 18h, com as cúpulas fechadas para visitação.

Parques

O Instituto Brasília Ambiental informa que todas as unidades de conservação administradas pela autarquia funcionam normalmente no feriadão e no fim de semana. Segue a lista com os horários de funcionamento dos parques:

→ Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: das 6h às 18h;

→ Parque Ecológico de Águas Claras: das 5h às 22h;

→ Parque Ecológico Areal: das 6h às 18h;

→ Parque Ecológico da Asa Sul: das 6h às 20h;

→ Parque Distrital das Copaíbas: das 8h às 18h;

→ Parque Ecológico Cortado: das 6h às 20h;

→ Monumento Natural Dom Bosco: das 6h às 20h;

→ Parque Ecológico Ezechias Heringer: das 6h às 22h;

→ Parque Recreativo do Gama: das 6h às 18h;

→ Parque Ecológico do Lago Norte: das 6h às 18h;

→ Parque Ecológico do Paranoá: das 6h às 18h;

→ Parque Ecológico Península Sul: das 6h às 22h;

→ Parque Ecológico do Riacho Fundo: das 6h às 18h;

→ Parque Ecológico Saburo Onoyama: das 6h às 18h;

→ Parque Ecológico Sucupira: das 6h às 20h;

→ Parque Ecológico Três Meninas: das 7h às 18h;

→ Parque Ecológico Veredinha: das 6h às 22h;

→ Parque Ecológico Olhos d’Água: portão principal das 5h30 às 20h e portões laterais das 6h às 18h.

Comércio

Feiras vão funcionar normalmente durante o feriadão | Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

→ A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) informou que, no feriado de 7 de Setembro, o comércio varejista ligado às bases dos sindicatos do Comércio Varejista de Carnes, Gêneros Alimentícios, Frutas, Verduras, Flores e Plantas (Sindigêneros-DF), do Comércio Varejista de Material Óptico e Fotográficos (Sindióptica-DF) e do Comércio Varejista de Material de Escritório, Papelaria e Livraria (Sindipel-DF) não estão autorizados a funcionar, exceto os minimercados e hortifrútis.

→ A regra geral definida em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) determina que açougues, floriculturas, ópticas, livrarias e papelaria não funcionem nesse dia. No entanto, no caso do comércio de frutas, verduras e legumes em geral, vale o mesmo estabelecido pela CCT do Sindicato dos Supermercados (Sindsuper-DF), que autoriza o funcionamento.

→ Já o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista-DF) divulgou que o comércio de rua e de shoppings ligados à sua base estão autorizados a funcionar normalmente.

→ Bares e restaurantes, assim como feiras e drogarias, também abrem as portas normalmente, de acordo com os sindicatos de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar-DF), do Comércio Varejista de Feirantes de Brasília (Sindifeira-DF) e do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma-DF).

Em todos os casos, cabe atenção dos empregadores às regras de compensação dos trabalhadores para dias de feriado, que garantem benefícios como vale-transporte ou alimentação gratuitos.

Forças de segurança

A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP) informa que o funcionamento das forças de segurança e Defesa Civil no feriado de Independência se dará da seguinte forma:

→ Polícia Militar do DF (PMDF): os serviços prestados à população pelo 190 e patrulhamento das cidades continuam normalmente;

→ Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF): funcionará em regime de escalas de 24 horas, sem interrupção, atendendo a emergências;

→ Polícia Civil do DF (PCDF): as delegacias circunscricionais, além das delegacias de Atendimento à Mulher (Deam I e Deam II) e da Criança e do Adolescente (DCA I e DCA II), funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24 horas, assim como o atendimento da delegacia eletrônica da PCDF.

Mulher

→ A Secretaria da Mulher informa que a Casa da Mulher Brasileira e a Casa Abrigo mantêm funcionamento normal (24 horas por dia).

→ Os núcleos de atendimento às famílias e aos autores de violência doméstica (Nafavds) e os centros de atendimento especializado à mulher não vão funcionar no dia 7.

Defensoria Pública

→ Não haverá expediente no dia 7. A única unidade do Núcleo de Assistência Jurídica que funcionará nesta data é a do plantão, que realiza atendimentos em casos de urgência (confira o atendimento pelo site).

→ O expediente será normal nos dias 6 e 8.

Caesb

→ Não haverá expediente nos dias 7, 6 e 8, mas as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. Também não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora. O atendimento remoto, o app, o site e o telefone 115 funcionam ininterruptamente.

CEB

→ Os serviços de manutenção e instalação de iluminação pública funcionam normalmente.

Restaurantes comunitários

→ Funcionarão no feriado as unidades do Sol Nascente/Pôr do Sol, Recanto das Emas e Planaltina. Os demais funcionarão normalmente nos dias de ponto facultativo, mas estarão fechados no feriado do dia 7.

Unidades socioassistenciais

→ As unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estarão fechadas na quarta, na quinta e na sexta.

→ Os dois centros Pop funcionam normalmente, das 7h às 17h. A Unidade de Proteção Social (UPS) 24h e as unidades de acolhimento funcionam normalmente, 24h por dia.

Justiça e Cidadania

→ A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) informou que não haverá atendimento presencial nos serviços da pasta no dia 7 . As unidades do Procon, Conselho Tutelar, Centro Integrado 18 de Maio e núcleos do Programa Pró-Vítima estarão fechados.

→ No entanto, demandas urgentes serão atendidas pelos seguintes contatos:
– Conselhos tutelares: pelo Cisdeca, no telefone 125;
– Centro Integrado 18 de Maio: (61) 98314-0636, das 8h às 20h;
– Programa Pró-Vítima: (61) 98314-0620, em regime de plantão.

→ As Unidades do Na Hora estarão fechadas no período de quarta a sábado, retomando o atendimento normal na segunda-feira (11).

Limpeza urbana

→ O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informou que as unidades operacionais do SLU funcionarão normalmente na quinta-feira. Estarão em operação, em regime de plantão, a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB) e as usinas de compostagem, além das instalações de recuperação de recicláveis (IRRs), transbordos e gerências de limpeza. Os papa-entulhos também permanecem abertos para receber entulhos e restos de obras da população.

→ As coletas convencional e seletiva seguem cronograma normal, conforme disponibilizado neste link.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias