21.5 C
Brasília
sábado, 02/03/2024
- Patrocinado -
InícioDestaquesAbertas inscrições para qualificação profissional em Samambaia

Abertas inscrições para qualificação profissional em Samambaia

Com o objetivo de capacitar profissionais para o mercado de trabalho, o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou a quinta etapa do programa QualificaDF Móvel. São 880 vagas em cursos de qualificação em sete áreas de ocupação. Gratuitas, as inscrições estão abertas e seguem até 27 de abril por meio de cadastro no formulário disponível no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

Os cursos terão carga horária de 80 horas/aula e serão ministrados nos turnos matutino (das 8h às 12h) e vespertino (das 14h às 18h) em unidades móveis montadas em Samambaia, Sol Nascente, Riacho Fundo II e Brazlândia.

O QualificaDF Móvel disponibiliza quatro carretas, com capacidade para 220 alunos cada | Foto: Divulgação/Sedet

Estão sendo ofertadas oportunidades de capacitação em atendente de farmácia (240), auxiliar administrativo (144), administração de serviços hospitalares (144), auxiliar de contabilidade (144), designer gráfico (112), montagem e manutenção de computadores (48) e manutenção de aparelhos celulares (48).

O programa prioriza a população negra, mulheres, jovens, pessoas com deficiência, migrantes e demais minorias. O QualificaDF Móvel também dá preferência às pessoas em situação de vulnerabilidade e aos residentes das cidades onde as unidades móveis atuarão

“O QualificaDF Móvel conta com quatro carretas, com capacidade para 220 alunos cada. São cursos presenciais em localidades onde não temos estrutura física”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes. De acordo com o titular da pasta, as etapas são iniciadas a cada 30 dias. Lançado no final do ano passado, o programa qualificou 548 pessoas em 2022.

Requisitos da participação

Para concorrer às vagas, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado ou estrangeiro em situação regular no país, ser maior de 16 anos, beneficiário do seguro desemprego, desempregado, trabalhador informal ou cidadão idoso de até 70 anos.

O programa prioriza a população negra, mulheres, jovens, pessoas com deficiência, migrantes e demais minorias. O QualificaDF Móvel também dá preferência às pessoas em situação de vulnerabilidade e aos residentes das cidades onde as unidades móveis atuarão.

Quem precisar de auxílio para o preenchimento do formulário eletrônico pode ir até uma das 14 agências de atendimento ao trabalhador, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e sábado, das 8h às 12h.

Início das aulas

O resultado final e a convocação dos candidatos serão divulgados no site da secretaria a partir de 28 de abril. Os convocados devem apresentar, entre os dias 2 e 5 de maio, os documentos comprobatórios originais nas agências do trabalhador ou em tendas instaladas nas unidades móveis. A previsão é de que os cursos tenham início em 8 de maio.

Os qualificandos que cumprirem a frequência mínima de 70% da carga horária, com aproveitamento de no mínimo 50%, terão direito ao recebimento de certificado ao final dos cursos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias