19.5 C
Brasília
domingo, 14/07/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioDestaquesCIL de Samambaia recebe prêmio por boas práticas do ensino da língua...

CIL de Samambaia recebe prêmio por boas práticas do ensino da língua espanhola

O Centro Interescolar de Línguas de Samambaia recebeu um prêmio do governo espanhol pelas boas práticas que a unidade desenvolve com o ensino da língua espanhola. A unidade conquistou o segundo lugar da categoria Centros de Línguas na edição de 2023 do concurso Colegio del Año en Español. A premiação, que ocorre desde 2019, é promovida pelo departamento de educação da Embaixada da Espanha no Brasil, em colaboração com o Colégio Miguel de Cervantes de São Paulo.

O objetivo principal é reconhecer e premiar o compromisso de escolas e dos centros educacionais de línguas com o ensino do espanhol e as boas práticas dos professores do Brasil que contribuem para difundir o espanhol e melhorar a qualidade do ensino no país.

Ao todo, o concurso é dividido em três categorias: Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Centros de Línguas. Cada categoria elege as três melhores unidades de ensino, entre escolas públicas ou privadas, e centros de línguas do país. O CIL de Samambaia foi a única escola/Centro de Línguas do DF a figurar entre os melhores do país, nesta edição do concurso.

A cerimônia de premiação ocorreu em abril deste ano, em São Paulo, e a diretora e professora de espanhol do CIL Samambaia, Giuliana Evangelista, representou a unidade no evento. Para ela, o reconhecimento passa pela criatividade dos professores e o bom trabalho que a unidade desempenha com diferentes projetos.

A docente destaca as atividades literárias realizadas duas vezes por ano, quando os alunos criam vídeos, participam de concursos criados pela própria escola, fazem desenhos, pinturas e minilivros.

Para estar entre as melhores escolas do Brasil, os alunos e professores do CIL de Samambaia passam por uma entrevista com representantes do governo espanhol

Para estar entre as melhores escolas do Brasil, os alunos e professores do CIL de Samambaia passam por uma entrevista com representantes do governo espanhol. Nesse momento, eles avaliam a desenvoltura dos alunos, o domínio e vocabulário, entre outros aspectos.

“Depois da chegada da escola entre os cinco finalistas, houve uma entrevista com os professores de espanhol, direção e alunos. Nossos alunos nos representaram bem, falando em bom espanhol o que gostavam da escola e como o espanhol os ajudava”, conta a diretora.

Excelência

Premiação do CIL de Samambaia foi em abril, em cerimônia em São Paulo | Foto: Divulgação/ Embaixada da Espanha

Como prêmio, a escola recebe um tratamento especial por parte do governo espanhol, sendo beneficiada com livros, cursos para os professores, licenças digitais de aplicativos educacionais, além de assessoria e incentivos para que mantenha o padrão de qualidade.

A diretora conta que o prêmio ajudou a melhorar a autoestima dos alunos. “Os nossos alunos se mostram orgulhosos de estudarem em uma escola premiada. Notamos que os alunos de espanhol têm buscado aprender mais, não só o básico. Inclusive recebemos recentemente uma parceria de extensão com a Universidade de Brasília, em que muitos dos alunos envolvidos com o concurso Colegio del Año estão participando porque querem manter o excelente padrão de ensino-aprendizagem”, contou.

CILs no DF

A rede pública do DF oferece atualmente 17 Centros Interescolares de Língua, onde os estudantes podem aprender inglês, espanhol, francês e japonês e alemão, no contraturno das aulas regulares, com aulas e projetos inovadores. De acordo com o Censo Escolar 2023, 53.634 alunos frequentam aulas nos CILs.

As vagas para os CILs são ofertadas duas vezes ao ano. O prazo de inscrição e as vagas para acesso são amplamente divulgadas no site da Secretaria de Educação. No ato da inscrição, o interessado pode escolher até quatro unidades do CIL e quatro opções de idioma. Vale destacar que o estudante precisa optar por vaga no turno contrário ao que estuda no ensino regular. As vagas são preenchidas mediante sorteio.

Com informações da Agência Brasília
Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/brasilia/cil-de-samambaia-recebe-premio-por-boas-praticas-do-ensino-da-lingua-espanhola-2/

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias