19.5 C
Brasília
quinta-feira, 30/05/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioDistrito FederalDeputado distrital denuncia peça publicitária do GDF por racismo

Deputado distrital denuncia peça publicitária do GDF por racismo

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL-DF) acionou o Ministério Público (MP) contra uma peça publicitária divulgada pelo governo do Distrito Federal. A imagem, que foi criada para conscientizar a população a não realizar queimadas durante o período de estiagem, é vista como ofensiva à população negra.

Na imagem, há um homem negro com um corte de cabelo blackpower. A metade superior da imagem é ocupada por galhos incinerados que se ajustam ao penteado do homem. A legenda da imagem diz: “Combater queimadas é preservar a nossa própria natureza”.

Felix afirma que a imagem reproduz uma lógica racista. “Como é sabido, a representação do cabelo blackpower é um símbolo de luta para a população negra do Brasil, e usar imagens de “galhos incinerados” sobre o cabelo representado na publicidade institucional do GDF foi percebido como uma grave violência institucional contra a população negra”, sustenta Felix, em seu ofício.

A professora e psicanalista Mariana Almada foi uma das pessoas que se sentiu agredida pela peça divulgada pelo GDF. “É impossível ver um absurdo desses e ficar calada”, afirmou Mariana em suas redes sociais.

Para Mariana, o uso da imagem dos cabelos de um homem negro em associação à ideia da vegetação queimada é “inadmissível”. “Enquanto estamos trabalhando, sobretudo com as crianças e jovens, a importância da consciência negra e desconstruindo os conceitos a respeito dos cabelos [de pessoas negras], que sempre foram vistos como “ruins”, vem o GDF e faz uma propaganda desrespeitosa e racista. Não se trata só de uma imagem. Estamos falando dos nossos sentimentos, das nossas lutas diárias e internas sobre o racismo que enfrentamos”, reclama Mariana.

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) informou que, até o momento, não há nenhum processo aberto no âmbito da organização motivado por denúncias de consumidores ou autoridades.

O GDF não se manifestou sobre a denúncia.

Glauber Erick
Glauber Erickhttps://glaubererick.com.br
Comunicação e Marketing, Jornalista, Assessoria de Imprensa e Produção Audiovisual.
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias