15.5 C
Brasília
quinta-feira, 18/07/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioDestaquesFestival Magia Negra abre inscrições para expositores e oficinas. Evento também ocorrerá...

Festival Magia Negra abre inscrições para expositores e oficinas. Evento também ocorrerá em Samambaia

Junho vai ter pé no chão, afoxé, atabaques, guias, danças e ancestralidade preta em Samambaia! A organização do Festival Magia Negra abre convocatória para quem quer participar das oficinas artísticas ou expor seus produtos em estandes de vendas no local

O Festival Magia Negra, que nasceu e iluminou Samambaia, segue levando abraços e sorrisos negros com três ações especiais: “Exu Nas Escolas”, “As Contas da Guia” e “Arte Política”, ocupando mais três cidades do DF e promovendo parceria com projetos e organizações importantes para a formação cultural da Capital.

Brasília inda tem a característica estrutural e sociopolítica de não dispor de aparelhos culturais nas regiões administrativas e tendo no centro da cidade o maior número deles. Esse traço faz com que projetos e organizações culturais de fora do Plano Piloto, já estabelecidos e necessários à manutenção da arte e da cultura, permaneçam à margem do grande público e, consequentemente, sem serem conhecidos e frequentados.

Pensando em descentralizar e convergir, também em comemoração a 3ª edição, O Festival Magia Negra criou três ações que vão além da programação em Samambaia, utilizando a metáfora de espalhar folhas e cheiros nos terreiros das quebradas vizinhas até o bendito centro da Capital e ocupando os quintais amigos, o Magia vai até o Jovem de Expressão na Ceilândia, ao Sarau de Quinta em Taguatinga e ao Choro no Eixo na Asa Norte.

As atividades nessas cidades são um aperitivo do grande festival, que será realizado no Complexo Cultural Samambaia nos dias 14, 15 e 16 de junho, com oficinas e diversas atrações artísticas.

No Complexo Cultural, as salas, galpões e o teatro serão personalizados em homenagem à grandes personalidades e lideranças negras como a atriz Ruth de Souza, a poetisa Cristiane Sobral, a cantora Clara Nunes e a yalorixá Mãe Dora de Oyá, levando ludicidade e representatividade, em reverência aos que vieram antes, os nosso primeiros.

As atividades nas escolas se encaixam à faixa etária específicas e traz apresentações lúdicas e pedagógicas a partir das linguagens culturais, abrindo espaço para o diálogo entre convidados e estudantes no intuito de promover uma ação que seja formativa e sobretudo africanista/não racista com contação de histórias, apresentação de espetáculo cênico e passeio/aula em campo. Estas ações são exclusivas para as escolas, não abertas ao público.

Para participar das Oficinas Artísticas, é simples. Basta preencher o formulário e aguardar o contato da equipe com maiores informações. As vagas são limitadas e de acordo com o conceito de cada atividade formativa:  CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE PARA AS OFICINAS!

Agora, se você é expositor e deseja vender seus produtos artesanais, plantas, produtos específicos, alimentos e obras de arte, há outro formulário. A feira tem como conceito a valorização da economia da cultura negra, com empreendedores, artesãos, ONG’s, agrupamentos e organizações. Por meio do formulário, a equipe do Festival entrará em contato para garantir ao público uma variedade de opções: CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE PARA EXPOR SEUS PRODUTOS.

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS

AS CONTAS DA GUIA

As Contas da Guia é o caminho, a passagem, o movimento inverso de levar um festival criado na periferia para demais cidades, comunidades e para o centro de Brasília. Atividades com entrada gratuita.

25/05 – Duo Ifé

Local: Espaço Jovem de Expressão, em Ceilândia

Horário: 19h

Parceria entre o Festival Magia Negra, o espaço Jovem de Expressão e o Baile da Capi Tal. O encontro de três linguagens de projetos culturais negros para fortalecer a identidade cultural de Samambaia e Ceilândia. O JEX é um importante centro de referência e formação juvenil e o baile é o clássico do movimento charme. O evento começa às 17h com exibição de skate e segue noite adentro com charme

25/05 – Atitude Feminina

Local: Sarau de Quinta na Praça Central da quadra CNF em Taguatinga

Horário: 21h

Taguatinga é a cidade dos saraus e o Magia se abraça ao Sarau de Quinta dentro da programação de premiação do Sarau na Lei Paulo Gustavo e realizam juntos uma mostra da cultura taguatinguense e samambaiense, começando às 20h.

26/05 – Sambadeiras de Roda e Mestre Aroeira

Local: Gramado Central da quadra 108 Asa Norte

Horário: 16h10 às 17h30

A ocupação dos gramados centrais da Asa Norte por manifestações culturais também já é uma constante em Brasília. Este ano que o Chorinho foi tombado como patrimônio cultural imaterial brasileiro, faz jus o entrelace com o Magia, ambos celebrando a música preta. O evento começa às 12h com Choro no Eixo.

EXU NAS ESCOLAS

Atividades de arte e cultura que leva ferramentas conceituais às escolas e professores quanto ao ensino da cultura afro e afro-brasileira atendendo a lei 10.639/03. Atividades exclusivas para as escolas.

11/06, às 10h – Contação de histórias com o brincante, ator e professor Joelson Topete (PB)

11/06 às 15h – Apresentação do premiado espetáculo Pai Nosso, da Cia ARAR (DF) no CEM 4114 de Samambaia Norte

12/06 às 19h30 – Passeio/ Aula ao Ilê Axé Toju Labá, com alunos do CEM 4114 de Samambaia Norte

ARTE E POLÍTICA – OFICINAS

Parte formativa, propositiva, discursiva e artística do Festival Magia Negra. Todas as oficinas serão realizadas no Complexo Cultural Samambaia, que fica na QS 301.

14/06 – SEXTA

19h às 23h – A Corporeidade das Pisadas do Cavalo Marinho: O ator/ brincante de uma arte ancestral, com o brincante, professor e ator Joelson Topete (PB)

A atividade propõe uma imersão teórico/prática sobre a relação da corporeidade do Ator/Brincante que se propõem e dá vida ao corpo da figura/personagem dentro do Brinquedo Popular conhecido como Cavalo Marinho, no qual ganha destaque na Zona da Mata Norte de Pernambuco, Zona da Mata Sul da Paraíba e limítrofe que divide esses grandes Estados do nordeste.

19h30 às 22h30 – Cenas Curtas em Teatro Negro, com Coletivo ARAR

19h30 às 22h30 – Mulher Macumbeira – Percussão inicial para mulheres em instrumentos variados com Lirys Catarina

19h30 às 21h30 – Exibição do documentário “Lugar de Escuta”, de Fausto Neto, com roda de conversa

Inscrição, informações de faixa etária e demais dados das oficinas e feira nos

Oficinas – https://forms.gle/QfJfsTAEMfRFsL3G7

Feira – https://forms.gle/7et4MEGtqfmWEC9C7

Acompanhe o Instagram do Festival Magia Negra e fique por dentro das novidades:

https://www.instagram.com/festivalmagianegraoficial/

 

Fonte/Crédito: Ator e produtor cultural Josuel Junior

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias