24.5 C
Brasília
sábado, 15/06/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioSamambaiaInscrições abertas para EJA em 95 escolas públicas de Samambaia

Inscrições abertas para EJA em 95 escolas públicas de Samambaia

Estão abertas até 9 de julho as inscrições para o segundo semestre de 2023 na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A modalidade se destina à população a partir dos 15 anos que precisa retomar ou iniciar os estudos e concluir o ensino médio. As inscrições podem ser feitas pelo link ou pela central 156, opção 2.

Há oferta de EJA em 95 escolas nas 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) do Distrito Federal, incluindo Samambaia. No ato da inscrição, os candidatos podem indicar até duas unidades escolares – é possível saber quais escolas têm turmas de EJA na regional de ensino ou pelo telefone 3901-3284.

A diretora da EJA da Secretaria de Educação do DF, Lilian Sena, garante: não faltam vagas. “As matrículas sempre estão condicionadas à capacidade de atendimento de cada unidade escolar. Porém, no caso da EJA, não temos problemas com quantitativo de vagas. Sempre temos vagas porque a nossa oferta é descentralizada”, diz.

A Educação de Jovens e Adultos é destinada às pessoas jovens, adultas e idosas que, por diferentes motivos, não concluíram a educação básica, ou seja, o ensino fundamental e médio, ou nunca tiveram a oportunidade de estudar.

A EJA é organizada em três segmentos. O primeiro corresponde aos anos iniciais do ensino fundamental. Neste segmento, as pessoas iniciarão e consolidarão o processo de alfabetização. O segundo segmento corresponde aos anos finais do ensino fundamental. Já o terceiro segmento corresponde ao ensino médio. Para se matricular no primeiro e segundo segmentos, a idade mínima é de 15 anos completos. Para se matricular no terceiro segmento, a idade mínima é de 18 anos completos.

Desde o último dia 22 de junho, servidores da Diretoria de Educação de Jovens e Adultos (Dieja) e das CREs realizam a busca ativa do público potencial da EJA e divulgam o período de inscrições. As ações serão realizadas em todo o DF e vão se intensificar nos próximos dias. Na quinta-feira (29), os servidores da Dieja vão se juntar à CRE de Samambaia para mostrar que há vagas para quem quer voltar a estudar em 45 escolas da cidade. Eles passarão o dia entregando panfletos sobre a EJA nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), restaurantes comunitários, terminais rodoviários e demais locais de grande circulação de pessoas.

“No caso da EJA, não temos problemas com quantitativo de vagas. Sempre temos vagas porque a nossa oferta é descentralizada”Lilian Sena, diretora da EJA da Secretaria de Educação do DF

“Esse trabalho de abordagem direta, de forma acolhedora, é essencial para essas pessoas compreenderem que têm direito à educação e que a rede pública está pronta para atendê-las. Nosso esforço é para trazer essas pessoas para a escola. Esse é o caminho para que esses estudantes trabalhadores melhorem as condições de vida e de trabalho”, explica Lilian Sena.

A divulgação também será intensificada nas redes sociais. Todas as unidades escolares ofertantes de EJA e todas as Coordenações Regionais de Ensino vão colocar em suas redes sociais o cartaz de divulgação das inscrições, com a hashtag #volteaestudar.

Matrículas

A data provável do resultado das inscrições é 21/7, a partir das 18h, pelo site da Secretaria de Educação. A matrícula deverá ser feita no período de 24/7 a 28/7, presencialmente na secretaria das respectivas unidades e o início das aulas ocorrerá dia 31/7.

Documentos para matrícula:

• Identidade

• CPF

• Duas fotos 3 x 4

• Comprovante de residência

• Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou Histórico Escolar

No caso de estudantes menores de idade, também será indispensável a apresentação da identidade e CPF do responsável.

O candidato que não comparecer para a efetivação da matrícula no período estipulado, perderá a vaga e ficará sujeito a disponibilidade de vagas remanescentes que serão ofertadas a partir do primeiro dia de aula, diretamente na secretaria das Unidades Escolares.

*Com informações da Secretaria de Educação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias