23.5 C
Brasília
quarta-feira, 21/02/2024
- Patrocinado -
InícioSamambaiaMorador de Samambaia é apreendido na Operação "Não seja um laranja"

Morador de Samambaia é apreendido na Operação “Não seja um laranja”

A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), em conjunto com a Polícia Federal (PF), realizou hoje a segunda fase da operação “Não seja um laranja”, visando desmantelar esquemas criminosos relacionados a fraudes em contas bancárias. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido contra um morador de Samambaia, no Distrito Federal, que está envolvido em uma fraude bancária de R$ 105 mil contra uma empresa em Tocantins. Durante as buscas, documentos bancários e celulares foram apreendidos. A ação faz parte da força-tarefa Tentáculos, coordenada pela Polícia Federal em parceria com Polícias Civis e instituições bancárias, através da Febraban. A unidade especial de investigação de crimes cibernéticos da Polícia Federal também fornece apoio operacional.

Nos últimos anos, houve um aumento significativo da participação de pessoas físicas em esquemas criminosos, onde elas emprestam suas contas bancárias para atividades fraudulentas, sendo conhecidas como “laranjas”. Os crimes envolvem associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica, com penas que podem chegar a mais de 20 anos de prisão.

A polícia alerta que emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime e causa danos consideráveis aos cidadãos. Além do potencial ofensivo dessas condutas delitivas, que têm sido uma importante fonte de financiamento para organizações criminosas, também resultam em prejuízos financeiros para milhares de brasileiros.

As penas para esses crimes podem chegar a oito anos de prisão, além de multas, e podem ser agravadas se forem cometidos utilizando servidores fora do Brasil ou se a vítima for uma pessoa idosa ou vulnerável.

Glauber Erick
Glauber Erickhttps://glaubererick.com.br
Comunicação e Marketing, Jornalista, Assessoria de Imprensa e Produção Audiovisual.
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias