11.5 C
Brasília
quinta-feira, 18/07/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioDestaquesOFFLINE - Espetáculo do DF com atores de Samambaia e Taguatinga ironiza...

OFFLINE – Espetáculo do DF com atores de Samambaia e Taguatinga ironiza relação com as redes

Nesta semana o público do DF poderá assistir a um espetáculo que fala abertamente do uso excessivo das redes sociais nas relações modernas, utilizando ironia, humor e gerando boas reflexões.

Nos dias 13 e 14 de julho, o Teatro Paulo Autran no Sesc de Taguatinga Norte, receberá em seu palco o espetáculo “OFFLINE”, que nasceu em 2020 durante a pandemia.

Moradores de Samambaia e Taguatinga, duas importantes quebradas do DF, os atores Alan Beltrão e Gabriel Cabral estrearam OFFLINE na tradicional mostra Cometa Cenas, da UnB. Na ocasião, o trabalho foi transmitido pela internet e obteve boa aceitação do público. Naquele momento, os artistas apostaram fundo em criar uma experiência teatral que dialogasse com a linguagem do audiovisual, fazendo daquela apresentação, não somente uma transmissão fria de um espetáculo sendo exibido por uma tela, mas propondo que a própria tela fosse utilizada como elemento cênico, dando uma atmosfera teatral e envolvente aos espectadores que viram o formado online.

“Mesclar ao teatro outras linguagens, principalmente o audiovisual, não surgiu com a pandemia. Christiane Jatahy é um exemplo de artista que se desafiava na fronteira entre teatro e cinema. A grande questão é que a quarentena trouxe a obrigatoriedade da suspensão do fazer teatral presencial, impulsionando os artistas cênicos a se redescobrirem em frente a uma câmera”, explica Allan Beltrão, um dos atores da peça.

É TEATRO OU É VÍDEO?

A pergunta que foi incansavelmente feita entre 2020 e 2021 hoje já tem uma resposta prática e clara: a arte pode ser híbrida e sem catalogação de linguagem. O próprio ofício do ator transita entre as linhas de trabalho. Isso faz com que os atores se tornem mais versáteis para transitar por esses desafios artísticos. O desafio maior é o de a peça ser INTEIRAMENTE INDEPENDENTE, mostrando a força e a ousadia que só quem é de periferia entende.

A interação virtual de “Offline” foi intrigante, pois os artistas passaram a dialogar diretamente com o público da internet, desde comentários e curtidas, de menções a mensagens pelo direct, mostrando que, de um modo ou de outro, a mensagem teatral chega ao público com força e uma pitada de graça e ironia.

Agora, em formato presencial, as interações serão outras, claro. O espetáculo foi readaptado para seu local de origem: o palco… Aliás, um dos mais celebrados palcos do DF, que é o do Teatro SESC Paulo Autran, em Taguatinga.

De cara nova, “Offline” e em formato presencial no teatro, a reestreia não marca somente sua nova versão nos palcos, mas também inaugura a Dupla Face Cia. teatral, fundada pelos atores que compõem o elenco do espetáculo. A proposta da Dupla Face carrega a mesma essência de sua primeira versão transmitida.

Os atores darão vida a dois blogueiros brasilienses que estão imersos em um mundo digital paralelo à realidade.  A peça conta com boas doses de bom humor e sarcasmo, refletindo sobre os influenciadores, as táticas de sedução do público e a corrida incessante por likes, publis e collabs. Tudo, claro, pensando no modus operandi dos digitais influencers do quadradinho.

“Agora, o desafio é outro… É fazer com que o público vá ao teatro! Relativamente, temos alcançado um bom número de visualizações com a divulgação do espetáculo pelas redes sociais, mas quando olhamos o número de ingressos vendidos, nos deparamos com um resultado que se contrapõe aos alcances que conseguimos nas mídias, como: Instagram e TikTok. Conseguimos atrair o olhar do público, mas agora, queremos estes olhares direcionados ao palco no teatro”, reflete o ator Gabriel Cabral.

Os ingressos estão disponíveis via plataforma Sympla. Outras informações sobre o espetáculo e a companhia podem ser encontradas na página do Instagram: @duplafaceciateatral

 

SERVIÇO

OFFLINE NO TEATRO PAULO AUTRAN

Quando: 13 (sábado) e 14 (domingo) de julho

Sábado às 20h | Domingo às 19h.

Local: Teatro Paulo Autran – Sesc Taguatinga Norte

St. B Norte CNB 12 Área Especial 02/03 – Taguatinga

Ingressos: R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia)

Classificação: 14 anos

 

Ingressos disponíveis via Sympla. Compre CLICANDO AQUI.

 

FICHA TÉCNICA

Realização: Dupla Face Cia Teatral

Ator e Iluminador: Alan Beltrão

Ator e Cenógrafo: Gabriel Cabral

Produção: Arthur Nobrega e Beatriz Gasparotto

Sonoplasta: Ártemis Violeta Okada

Operador de luz e som: Luigi Costa

Fotógrafo: Diogo do Prado

Audiodescritor: Christopher Silveira

Intérprete: Ana Paula Silva e Vanessa Quaresma

Assessoria de Imprensa: Josuel Junior

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias