23.5 C
Brasília
domingo, 14/07/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioDistrito FederalOnda de calor: veja no mapa as regiões afetadas até sexta-feira (17/11)

Onda de calor: veja no mapa as regiões afetadas até sexta-feira (17/11)

O alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) causado pela onda de calor em vigor no país se estende até sexta-feira (17/11). Até lá, 14 estados, o Distrito Federal e 2.707 municípios sofrerão com as altas temperaturas.

Na terça-feira (14/11), o DF bateu, pelo segundo dia seguido, o recorde anual de temperatura. A estação de Águas Emendadas registrou 37,3 ºC, por volta das 16h. O Rio de Janeiro também bateu recorde, com sensação térmica de 58,5°C na Estação de Guaratiba.

Para serem consideradas ondas de calor, as temperaturas devem estar, por um período maior que cinco dias, 5ºC acima da média esperada para o mês. Segundo o Inmet, neste ano o Brasil teve oito ondas de calor.

Veja quais Unidades da Federação estão em alerta vermelho: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí e Rondônia.

O que tem causado a onda de calor?

Alguns dos fatores que influenciam o aumento das temperaturas é o fenômeno climático El Niño e a emissão de gases de efeito estufa. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou, na última quarta-feira (8/11), que o El Niño deve durar até, pelo menos, abril de 2024 e contribuir para um novo aumento de temperaturas em várias partes do mundo. O próximo ano pode ser ainda mais quente do 2023 e algumas regiões serão impactadas por eventos extremos, como ondas de calor, chuvas fortes e incêndios florestais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias