De 16 a 22 de junho, a Nova Acrópole, organização de Filosofia, Cultura e Voluntariado, realiza a Semana da Arte nas mais de 100 sedes no Brasil e nos mais de 50 países em que está presente. Uma extensa agenda com programação cuidadosamente elaborada para oferecer a toda a população foi organizada para marcar a data. O evento destaca a importância da arte na promoção de valores universais e na construção de um futuro mais inclusivo e harmonioso.
Em Brasília, na quarta-feira, 19 de junho, a Orquestra Filarmônica Juvenil e a Camerata Juvenil da Nova Acrópole recebem músicos da Orquestra Alberto Nepomuceno, da Orquestra Metropolitana de Brasília e do Coro de Câmara de Brasília para um espetáculo gratuito que acontecerá no Teatro da Poupex (Setor Militar Urbano – SMU), às 19h30. As peças terão a regência dos maestros Mario Lima Brasil e Ricardo Sousa-Castro com repertório de clássicos com composições de Handel, Lalo Schifrin, Tchaikovsky, Gebhardi e Bach.
Após o espetáculo, também no Teatro da Poupex, o diretor nacional da Nova Acrópole no Brasil área Norte, Prof. Luís Carlos Marques Fonseca, fará palestra sobre o tema “Arte: criando com as diferenças”. O tema da Semana da Arte 2024, “A busca da Unidade para além das Diferenças”, reflete uma análise filosófica milenar sobre como as diferenças podem enriquecer a vida ao invés de separá-la. Steven Pressfield, autor de “A Guerra da Arte”, afirma que toda arte é sobre o reconhecimento da beleza e a articulação da empatia e compaixão pelo outro, vendo o artista como uma força de união.
Para a professora voluntária de Nova Acrópole, Profa. Lúcia Helena Galvão, “precisamos da arte porque precisamos de harmonia, e a arte educa para a percepção dela”. Ela também estará na programação da Semana da Arte em Brasília com o tema “Como viver um dia perfeito”, no Teatro da UNIP em Brasília (DF), às 19h30, na sexta-feira, dia 21 de junho.
A programação completa da Semana da Arte no Distrito Federal pode ser acompanhada pelo site https://dmf.my.canva.site/arte