O prazo para retirar o Cartão Prato Cheio acaba nesta sexta-feira (30), mas 2.767 beneficiários ainda não retiraram o cartão nas agências do Banco de Brasília (BRB). Depois do fim do prazo, o cartão é inutilizado e a família perde o benefício social.
Para retornar ao programa, é preciso fazer uma nova solicitação precisará nos centros de atendimento socioassistencial do Distrito Federal, como Cras, Creas, Centro Pop e Unidadea de Acolhimento. Uma avaliação da situação de insegurança alimentar e nutricional é deita e, só depois, a família entra em uma lista de espera para receber o benefício.
O programa Prato Cheio concede crédito mensal de R$ 250 para compras de produtos alimentícios. Ao todo, são nove parcelas ao longo do ano.
Cerca de 100 mil famílias recebem o benefício, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Os cartões são distribuídos de acordo com a letra inicial do nome dos beneficiários e colocados em ordem alfabética.
Como retirar o cartão?
- Confira se você é beneficiário do Programa Prato Cheio no site GDF Social :basta colocar o CPF e a data de nascimento
- Na consulta, a pessoa já é informada em qual agência do Banco de Brasília ela pode retirar o cartão
- Depois de ir no banco e retirar o cartão, é preciso fazer o desbloqueio no caixa eletrônico da agência bancária ou pelo aplicativo do BRB
LEIA TAMBÉM:
- CARTÃO GÁS: parcela do benefício é liberada para 70 mil famílias do DF
- OUTROS BENEFÍCIOS: Cartão Material Escolar é entregue nesta terça (30) e quarta (31) no DF
Quem pode receber o Cartão Prato Cheio?
Têm direito ao benefício o morador do Distrito Federal que se encaixa nas seguintes condições:
- Renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa;
- Situação de insegurança alimentar, ou seja, que esteja com dificuldade de adquirir, com regularidade, alimentos em quantidade e qualidade suficientes;
- Inscritos no Cadastro Único ou no Sistema Integrado de Desenvolvimento Social (Sids) da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Têm prioridade para receber o benefício:
- Famílias monoparentais chefiadas por mulheres com crianças de até 6 anos;
- Famílias com crianças de 0 a 6 anos;
- Famílias com pessoas com deficiência;
- Famílias com idosos;
- Pessoas em situação de rua, acompanhadas por equipes da assistência social e em processo de saída dessa condição.
Como solicitar o benefício?
As pessoas interessadas em receber o cartão devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do local onde moram e solicitar o benefício. Uma equipe socioassistencial avalia as condições da família.
Se o profissional confirmar que a pessoa atende aos critérios para a concessão do benefício, são cumpridas todas as fases para preenchimento do cadastro em prontuário familiar, gerando a solicitação para inclusão no Programa Cartão Prato.