24.5 C
Brasília
sábado, 15/06/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioDistrito FederalPrazo para retirar Cartão Prato Cheio acaba nesta sexta-feira (30)

Prazo para retirar Cartão Prato Cheio acaba nesta sexta-feira (30)

O prazo para retirar o Cartão Prato Cheio acaba nesta sexta-feira (30), mas 2.767 beneficiários ainda não retiraram o cartão nas agências do Banco de Brasília (BRB). Depois do fim do prazo, o cartão é inutilizado e a família perde o benefício social.

Para retornar ao programa, é preciso fazer uma nova solicitação precisará nos centros de atendimento socioassistencial do Distrito Federal, como Cras, Creas, Centro Pop e Unidadea de Acolhimento. Uma avaliação da situação de insegurança alimentar e nutricional é deita e, só depois, a família entra em uma lista de espera para receber o benefício. 

O programa Prato Cheio concede crédito mensal de R$ 250 para compras de produtos alimentícios. Ao todo, são nove parcelas ao longo do ano. 

Cerca de 100 mil famílias recebem o benefício, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Os cartões são distribuídos de acordo com a letra inicial do nome dos beneficiários e colocados em ordem alfabética. 

Como retirar o cartão?

  1. Confira se você é beneficiário do Programa Prato Cheio no site GDF Social :basta colocar o CPF e a data de nascimento
  2. Na consulta, a pessoa já é informada em qual agência do Banco de Brasília ela pode retirar o cartão
  3. Depois de ir no banco e retirar o cartão, é preciso fazer o desbloqueio no caixa eletrônico da agência bancária ou pelo aplicativo do BRB

LEIA TAMBÉM:

Quem pode receber o Cartão Prato Cheio?

Têm direito ao benefício o morador do Distrito Federal que se encaixa nas seguintes condições: 

  • Renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa;
  • Situação de insegurança alimentar, ou seja, que esteja com dificuldade de adquirir, com regularidade, alimentos em quantidade e qualidade suficientes;
  • Inscritos no Cadastro Único ou no Sistema Integrado de Desenvolvimento Social (Sids) da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Têm prioridade para receber o benefício:

  • Famílias monoparentais chefiadas por mulheres com crianças de até 6 anos;
  • Famílias com crianças de 0 a 6 anos;
  • Famílias com pessoas com deficiência;
  • Famílias com idosos;
  • Pessoas em situação de rua, acompanhadas por equipes da assistência social e em processo de saída dessa condição.

Como solicitar o benefício? 

As pessoas interessadas em receber o cartão devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do local onde moram e solicitar o benefício. Uma equipe socioassistencial avalia as condições da família. 

Se o profissional confirmar que a pessoa atende aos critérios para a concessão do benefício, são cumpridas todas as fases para preenchimento do cadastro em prontuário familiar, gerando a solicitação para inclusão no Programa Cartão Prato.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias