23.5 C
Brasília
domingo, 14/07/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioDestaquesProjeto da Escola 111 de Samambaia mostra que a escola é lugar...

Projeto da Escola 111 de Samambaia mostra que a escola é lugar de construção de pensamentos e ideias

A Escola Classe 111 de Samambaia promoveu, no último final de semana, a culminância do projeto Ler, ouvir, sentir e se reconhecer – Aprendendo por meio das emoções e sentimentos, atividade que evidenciou o processo de construção de conhecimento emocional através da literatura. Durante todo o ano os(as) estudantes trabalharam com as cinco emoções base (alegria, tristeza, raiva, medo e nojo). Entendendo o que são emoções e sentimentos, compreendendo que cada um deve sentir e acolher cada emoção, aprendendo a gerenciar os sentimentos decorrentes.

O Projeto surgiu da necessidade de se falar sobre emoções e sentimentos, e como a escola é lugar de construção de pensamentos e ideias. Diante disto a EC resolveu abordar esse tema trabalhando com os(as) estudantes a importância de nomear as emoções, sentir, se acolher e descobrir o que fazer com essas emoções. Os(as) alunos(as) também perceberam que é sempre importante validar as emoções do outro, com respeito, empatia e cuidado. Assim como é preciso compreender o que se quer comunicar e como comunicar.

Além da leitura de livros sobre valores, emoções e sentimentos, foram desenvolvidas diversas ações. Tais como rodas de conversas com os estudantes a fim de que tenham um momento de fala; releitura colaborativa; caixa das emoções; história de empatia; quadro dos sonhos; e pote da gratidão.

O projeto foi um dos premiados no edital sobre Saúde Mental, uma iniciativa da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Fonte SIPRO-DF

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias