23.5 C
Brasília
quarta-feira, 21/02/2024
- Patrocinado -
InícioDestaquesProjeto Escola Show oferece oficinas artísticas a jovens de Samambaia

Projeto Escola Show oferece oficinas artísticas a jovens de Samambaia

O projeto Escola Show tem dado acesso à juventude de Samambaia e região gratuitamente ao fazer e usufruir artístico e cultural, o que favorece a cadeia produtiva da economia criativa. A iniciativa foi fomentada pela Lei Rouanet nª 8.313/1991, realizando recreios culturais e oficinas de arte e ofício.

As oficinas foram projetadas para acontecer em duas etapas, e, no final deste ano, haverá apresentações no ‘Festival Escola Show’. Os recreios culturais foram realizados em março no CED 01 do Riacho Fundo II, CED 619 de Samambaia e no CEF 312, também de Samambaia. Os eventos tinham duração de 30 minutos, para estudantes do ensino médio, com apresentação musical de Preto Cosmo & Tarcisio Reis. Na ocasião eram divulgadas as oficinas de artes plásticas, fotografia, música, teatro, performance e economia criativa.

Iniciadas em abril, cada oficina oferece 45 horas de qualificação. Todos os participantes tiveram acesso gratuito por meio das inscrições disponibilizadas. Ministradas por artistas experientes, as oficinas exploram linguagens específicas na teoria e na prática. Realizadas no Complexo Cultural Samambaia, os cursos proporcionados são de artes plásticas, teatro, fotografia, música, DJ e empreendedorismo, realizados em 15 encontros (45 horas aulas), duas vezes na semana com aulas de três horas. No final há entrega de  certificados para os participantes. 

A oficina de teatro, denominada como ‘Corpo Espaço’, é ministrada pelo diretor teatral Márcio Rodrigues; de fotografia, ‘Universo à Volta’, ministrada pela fotógrafa Franca Vilarinho; de DJ, ‘Performance DJ’, pela DJ Karla Testa; oficina de música, ‘Paisagem Sonora’, pelo multiartista Renato Matos; artes plásticas, ‘Do Lixo ao Luxo’, ministrada pelo artista plástico e jornalista Élton Skartazini; de empreendedorismo, ‘Criatividade é Riqueza’, ministrada pelo empreendedor Gleison Nunes. 

O artista plástico José Elton Scartazzini, coordenador e oficineiro do projeto, conta a importância da realização de iniciativas culturais como essa.”Para mim, a arte é a forma mais abrangente de se comunicar, de interagir. É um poderoso instrumento de transformação. O projeto Escola Show é oportunidade rara de se iniciar nas artes”, disse.

“Para mim está sendo algo muito bacana. Lá sinto a liberdade de poder me expressar através da minha arte. Sinto que esse projeto é capaz até mesmo de abrir novas oportunidades no mercado de trabalho”, conta entusiasmada a participante e artista plástica Beatriz Morais.

Agatha Cristina, participante da oficina de teatro, relata como foi a experiência. “Vi o anúncio em uma rede social, me inscrevi de forma muito prática e logo iniciei. Foi tudo muito incrível, eles acolhem todos que querem participar, dão assistência até com alimentação, horários acessíveis, com professores excelentes e divertidos”, diz.

Na última quinta-feira (20) houve o evento de encerramento da primeira etapa das oficinas, realizadas desde 25 de abril. A segunda etapa das oficinas será em agosto, em escolas públicas, exceto a de teatro, que permanece no Complexo Cultural de Samambaia. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site para segunda fase.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias