18.5 C
Brasília
quinta-feira, 20/06/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioGastronomia'Sabedoria de Terreiro': projeto promove oficinas gratuitas de culinária e costura no...

‘Sabedoria de Terreiro’: projeto promove oficinas gratuitas de culinária e costura no DF

O Ilê Axé Oyá Bagan, tradicional terreiro e ponto de cultura do Distrito Federal, promove uma série de oficinas de formações em costura e culinária. As aulas vão até até 20 de maio (veja abaixo como participar).

Neste mês, o Sabedoria de Terreiro 2023 conta com oficinas de culinária ancestral, ministradas por três representantes. O cardápio leva em conta comidas afro-brasileiras e, entre os pratos, estão os tradicionais abará, vatapá e acarajé: patrimônios culturais e imateriais do Brasil.

As atividades acontecem no Ilê Axé Oyá Bagan, no Paranoá, a partir das 9h. Os interessados em participar devem fazer a inscrição no site.

No último dia, 30 de abril, seguindo a temática da oficina, um documentário produzido pelo Instituto Rosa dos Ventos, em parceria com o Instituto do Património Histórico e Artístico Naciona (Iphan), será exibido ao público. Em maio, o projeto irá oferecer oficinas de costura e moda de matrizes africanas, mas as inscrições ainda não estão abertas.

Sabedoria de Terreiro

projeto Sabedoria de Terreiro já oferece oficinas de dança e percussão. De acordo com a organização do evento, o segundo bloco de atividades oferece à comunidade a oportunidade gratuita de aprender, não apenas a receita de quitutes típicos e técnicas de costura, mas também sobre o simbolismo cultural e ancestral dos alimentos e das vestimentas.

Para a anfitriã da casa, Mãe Baiana, o projeto também desenvolve um trabalho fundamental de conscientização.

“Por meio de todas essas atividades formativas e educativas, o Sabedoria de Terreiro contribui fortemente para a luta contra a discriminação religiosa, para a preservação e manutenção da vida cultural da Praça dos Orixás, e para a difusão do sagrado no mundo afrocandango”, ressalta a Yalorixá.

O projeto, que integra o Circuito Candango de Culturas Populares, é realizado pelo Instituto Rosa dos Ventos, em parceria com o Ilê Axé Oyá Bagan, e conta com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF), do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF) e do Governo do Distrito Federal (GDF).

Oficinas de Culinária Afro

  • Dia 16 de abril: oficina de Vatapá com Yalorixá Mãe Cícera de Oxum
  • Dia 30 de Abril: oficina de Acarajé com Yalorixá Mãe Baiana de Oyá
  • Horário: a partir das 9h
  • Local: Ilê Axé Oyá Bagan, no Núcleo Rural Tamanduá, no Paranoá
  • Inscrições: pelo site
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias