26.5 C
Brasília
quarta-feira, 22/05/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioDistrito FederalUnicamp abre inscrições para programa gratuito com aulas sobre livros exigidos no...

Unicamp abre inscrições para programa gratuito com aulas sobre livros exigidos no vestibular; veja como participar

Unicamp abriu nesta segunda-feira (10) as inscrições para o “Cria Unicamp”, programa lançado no mês passado e que oferece aulas a estudantes do ensino médio sobre as obras literárias exigidas no vestibular. O projeto é gratuito e oferece 200 vagas por aula – sendo que metade é exclusiva para alunos de escolas públicas.

As inscrições para os dois primeiros encontros ficarão abertas até 17 de abril pelo site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). As aulas serão aos sábados com início em 29 abril e devem ocorrer até as vésperas da primeira fase do vestibular, marcada para 29 de outubro.

Datas das aulas:

  • Abril – dia 29
  • Maio – dias 6 e 27
  • Junho – dia 17
  • Agosto – dias 12 e 26
  • Setembro – dias 16 e 30
  • Outubro – dia 7

As edições ocorem das 9h à 12h, no campus da Unicamp em Campinas. Em cada um dos dias, serão abordadas uma obra de leitura obrigatória para o vestibular e uma disciplina.

No primeiro evento, a aula será sobre o livro “Alice no País das Maravilhas” e a disciplina de biologia. Já no segundo encontro, a obra escolhida é “Niketche – Uma História de Poligamia” e a disciplina de geografia.

O programa

No dia do lançamento do Cria Unicamp, o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, explicou ao g1 que a meta é apresentar os livros e dar dicas de leitura, além de orientações de estudos sobre o tipo de questão que o vestibular pode abordar.

“É uma tentativa de aproximar alunos que não tem as mesmas oportunidades de ter uma orientação específica sobre as obras”, disse.

Freitas Neto afirmou que o nome do programa tem duplo sentido, uma vez que busca se conectar com a linguagem da juventude e também significa a criação de uma cultura na Unicamp.

“O nome tem uma linguagem que brinca com ‘os cria’ e também tem o sentido de criação, e de criar para a Unicamp uma determinada cultura. A prova da Unicamp, por ter uma segunda fase dissertativa, ela é um grande diferencial e lamentavelmente somente a Unicamp e a Fuvest têm mantido esta prova aberta”.

Mudanças no vestibular

Na coletiva de imprensa desta terça, a Comvest anunciou mudanças no vestibular. A prova da primeira fase terá mais quatro questões de ciências humanas e, para equilibrar, três a menos de ciências da natureza em relação aos anos anteriores.

Na prática, a Unicamp passa a cobrar conhecimentos em filosofia e sociologia nas duas fases do vestibular. Até o ano passado, as duas disciplinas estavam incluídas em história.

A Comvest manteve 72 questões de múltipla escolha na primeira fase. Antes, os candidatos respondiam 31 questões de português, matemática e inglês, 24 de ciências da natureza e 16 de humanas.

A partir deste ano, serão 21 perguntas de ciências da natureza (biologia, química e física) e 20 de humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). As 31 de matemática, português e inglês foram mantidas. Veja no quadro abaixo.

Vestibular Unicamp 2024: primeira fase terá maior equilíbrio entre questões de humanas e ciências da natureza — Foto: Reprodução/Comvest

Vestibular Unicamp 2024: primeira fase terá maior equilíbrio entre questões de humanas e ciências da natureza — Foto: Reprodução/Comvest

Diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto explica que a mudança na primeira fase ocorre para acompanhar a carga horária do ensino médio, que possui equilíbrio entre o ensino de ciências humanas e ciências da natureza.

Portanto, o desequilíbrio de 8 questões entre as duas ciências se mostrou um equívoco apontado pelos próprios estudantes, segundo Freitas Neto.

“Se eu tenho uma mesma carga horária e os estudantes não estão tendo a mesma cobrança na prova, aqueles que têm maior facilidade na área de humanidades, por exemplo, estavam sendo prejudicados no desempenho dos vestibulares dos ano anteriores”, resumiu o diretor.

“O que nós estamos fazendo? Estamos equilibrando, porque o ensino médio tem uma parte de formação geral obrigatória, composta por português, matemática e inglês. E, depois, ciências humanas e ciências da natureza”, concluiu.

Com a maior exigência em humanas, a Comvest aproveitou para incluir questões de sociologia e filosofia. Serão três perguntas de cada.

Mudanças na segunda fase

O primeiro dia da segunda fase não terá mudanças, já que continuam 10 questões de português, inglês e ciências, além da redação com duas propostas de textos para escolha do candidato. Veja no quadro abaixo.

Primeiro dia da segunda fase do vestibular da Unicamp 2024  — Foto: Reprodução/Comvest

Primeiro dia da segunda fase do vestibular da Unicamp 2024 — Foto: Reprodução/Comvest

A Comvest, no entanto, reduziu as perguntas de matemática nas provas específicas para candidatos de cursos de humanas e de ciências da natureza. Essas provas são aplicadas no segundo dia da segunda fase.

Já os estudantes que escolheram cursos de exatas e tecnológicas terão a mesma divisão de questões do ano passado. Confira abaixo.

Vestibular Unicamp 2024: provas específicas do segundo dia da segunda fase — Foto: Reprodução/Comvest

Vestibular Unicamp 2024: provas específicas do segundo dia da segunda fase — Foto: Reprodução/Comvest

Portanto, a Unicamp diminuiu de seis para quatro questões de matemática tanto nas provas de ciências humanas quanto de natureza.

Para ciências biológicas serão aplicadas oito questões de biologia e seis de químicas. Já para humanidades serão seis perguntas de história, seis de geografia (igual ao ano passado), mas mais uma de filosofia, uma de sociologia.

Itinerários não serão cobrados

A Comvest ainda afirmou que o vestibular não vai cobrar os itinerários formativos previstos no Novo Ensino Médio, modelo que passou a ser aplicado no ano passado e é alvo de críticas.

Os itinerários são o conjunto de disciplinas que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Segundo o diretor da Comvest, a Unicamp vai exigir os conteúdos obrigatórios previstos na Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação.

Taxa de inscrição e datas

Na semana passada, a Unicamp já havia confirmado que o valor da taxa de inscrição no Vestibular 2024 permanece congelado em R$ 192, o mesmo da edição anterior.

A 1ª fase será em 29 de outubro, enquanto a 2ª está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro e a Unicamp prevê 2.540 vagas para 69 cursos em Campinas, Limeira e Piracicaba. O período de inscrições vai de 31 de julho a 31 de agosto, por meio da página da comissão organizadora (Comvest).

O prazo para solicitação da isenção ficará disponível no intervalo entre 15 de maio e 5 de junho, e a lista de estudantes contemplados com a gratuidade da cobrança sai em 28 de julho, informou a Comvest. Neste caso, a comissão organizadora projeta em torno de 10 mil isenções.

Habilidades específicas

A Unicamp informou que as avaliações de habilidades específicas para cursos onde há exigência desta etapa serão realizadas de 7 a 9 de dezembro.

As provas

  • 1ª fase: 72 questões de múltipla escolha e prova com duração de até 4 horas;
  • 2ª fase: a avaliação é comum para todos os estudantes chamados e tem a seguinte estrutura:
  • no primeiro dia, a avaliação é comum para todos os estudantes chamados e tem a seguinte estrutura: redação, além de questões dissertativas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, e interdisciplinares em língua inglesa;
  • no segundo dia, o exame terá perguntas dissertativas para todos convocados nas disciplinas de matemática, interdisciplinar de ciências humanas, e interdisciplinar de ciências da natureza. Além disso, serão realizadas provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso: área de ciências biológicas/saúde (biologia e química), ciências exatas/tecnológicas (física e química), e ciências humanas/artes: (geografia e história, incluindo filosofia/sociologia).

Calendário oficial do Vestibular 2024 da Unicamp

  • Inscrições: 31/07 a 31/08
  • 1ª fase: 29/10
  • 2ª fase: 03/12 e 04/12
  • Provas de habilidades específicas: 07/12 a 09/12

    Fonte G1DF
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias