20.5 C
Brasília
terça-feira, 05/03/2024
- Patrocinado -
InícioDestaquesSem reforma, UBS de Samambaia é inundada em períodos chuvosos

Sem reforma, UBS de Samambaia é inundada em períodos chuvosos

Médicos, enfermeiros e outros trabalhadores da Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 de Samambaia vivem um verdadeiro drama no ambiente de trabalho quando chove. Sem reformas no espaço, os atendimentos precisam ser suspensos por causa das enxurradas que inundam os consultórios.

As imagens mostram os estragos das chuvas em diferentes momentos entre novembro de 2022 e abril de 2023. Ouvido pelo Metrópoles, um funcionário da UBS conta que o espaço foi construído nos anos 1990 e não passou por nenhuma reforma, desde então.

“Quando chove, o lugar todo alaga. Tem goteira dentro dos consultórios, no pátio, na área de esfera dos pacientes. Goteja na maca e pinga na porta dos consultórios. Isso prejudica os atendimentos porque alguns médicos têm de interromper os atendimentos até parar de chover dentro do consultório”, afirma.

O denunciante revela que, apesar de muitas reclamações dos médicos, não há previsão para reformas. Segundo o funcionário, há também falta de equipamentos, como impressoras e teclados dos computadores. Por várias vezes, os próprios profissionais precisam arcar com materiais a fim de atender a população.

“A gente não deixa de atender ninguém por conta da chuva, mas atrasa os atendimentos. Atendemos até com falta luz. […] Em um dia dos vídeos, a gente, como como estava chovendo dentro dos consultórios, chegou a atrasar os atendimentos em duas horas até a chuva parar. Então, todas as consultas ficaram suspensas até a chuva diminuir um pouco”, aponta.

O que diz a Secretaria de Saúde
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal foi procurada para esclarecer a situação. A pasta informou que a reforma do telhado da UBS 2 de Samambaia já foi providenciada e a obra será iniciada na segunda quinzena deste mês.

Apesar de os vídeos mostrarem categoricamente a água invadindo a UBS e tornando impraticável a continuidade dos atendimentos, a pasta minimizou os problemas.

“Nunca houve paralisação do atendimento por causa de chuva dentro da unidade. Todas as salas têm computadores em pleno funcionamento, inclusive, seis foram trocados recentemente. A UBS possui duas impressoras e não há aparelhos danificados pela chuva”, indicou a secretaria.


Fonte Metrópoles

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias