21.5 C
Brasília
sexta-feira, 01/03/2024
- Patrocinado -
InícioDistrito FederalTodos os dias, 46 mulheres são agredidas dentro de casa no DF,...

Todos os dias, 46 mulheres são agredidas dentro de casa no DF, diz SSP

Casos nos quais a violência verbal evolui para agressão física são mais comuns do que se imagina. Apesar de tapas ou socos serem a primeira representação quando se trata de violência contra a mulher, não é apenas a agressão física que define um relacionamento abusivo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, todos os dias, cerca de 46 mulheres são agredidas dentro do próprio lar pelo companheiro (a) ou familiar no Distrito Federal.

Além disso, conforme o mais recente levantamento da pasta, em 2022, a violência doméstica teve maior incidência na capital do país desde 2010. No ano foram registrados 16.949 casos, seguido de 16.861 (em 2019), e 16.791 (em 2021).

Sinal Vermelho

Um projeto aprovado em 2021 pelo Congresso assegura em lei a campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica.

Na fotografia colorida, a mulher mostra a mão levantada com o sinal vermelho

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

iniciativa estabelece um protocolo para a mulher que sofre violência denunciar em segurança. A campanha sugere que a vítima faça um “X” em vermelho na palma da mão e mostre, discretamente, a atendentes de farmácias, órgãos públicos e agências bancárias. Nesse caso, os funcionários são orientados a acionar imediatamente a polícia para acolhimento da vítima.

Pela proposta aprovada, os poderes Executivo e Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e órgãos de segurança podem atuar junto a entidades privadas para a promoção do programa – permitindo, portanto, o convênio de outras empresas além das farmácias, como hotéis, mercados, repartições públicas e outros.



NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias