20.5 C
Brasília
sábado, 02/03/2024
- Patrocinado -
InícioDestaquesVacinação contra gripe e campanha em Samambaia começam nesta 6ª

Vacinação contra gripe e campanha em Samambaia começam nesta 6ª

Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) adiantou para esta sexta-feira (31/1) o início da campanha de vacinação contra a gripe. As equipes de imunização vão a 21 creches para atender as crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (veja a lista das creches no pé da matéria). De acordo com a pasta, a capital federal tem 216.544 crianças nessa faixa etária.

A orientação para as famílias é que, nesta sexta, as crianças estejam com um documento de identificação e o cartão de vacina nas creches. Os pais ou responsáveis devem assinar um termo de autorização e estarem presentes no momento da vacinação, que deve ocorrer a partir das 15h. Não serão vacinadas as crianças com sintomas de gripe.

No sábado (1º/4), haverá vacinação em espaços públicos e, a partir de segunda-feira (3/4), começará o atendimento na rede de unidades básicas de saúde. Os locais serão divulgados no site da Secretaria de Saúde.

Antes prevista para começar em 10 de abril, a campanha de vacinação contra gripe para as crianças dessa faixa etária foi antecipada por conta do aumento dos casos de síndromes respiratórias.

De acordo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da SES, até o início de março, 61,8% dos casos graves por vírus respiratórios foram registrados em crianças com menos de 2 anos de idade. “O vírus influenza já está circulando aqui no DF e, com a vacinação desta faixa etária, evitaremos a forma grave e os óbitos pela doença”, explica a responsável técnica de doenças respiratórias da Divep, Bruna Camargos.

A vacina que será aplicada é do tipo trivalente, pois protege contra os vírus A/Sydney/5/2021 (H1N1)pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria), tendo sido desenvolvida a partir das cepas em circulação no Brasil. Após a vacinação, em duas a três semanas passam a ser detectados anticorpos contra a doença. O tempo previsto de proteção vai de seis a 12 meses, dependendo do indivíduo, o que justifica a vacinação ocorrer anualmente.

Doses

A Secretaria de Saúde recebeu mais de 180 mil doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde. No dia 10 de abril, será iniciada a campanha de vacinação para outros grupos: idosos com 60 anos e mais, gestantes, puérperas, professores das escolas públicas e privadas, trabalhadores da saúde e do transporte coletivo rodoviário, caminhoneiros, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente e povos indígenas.

Creches com vacinação no dia 31 de março (sexta-feira)

– Pioneira: Vila Planalto
– Cruz de Malta: Asa Norte
– São Vicente de Paula: Cruzeiro Velho
– Instituto Nair Valadares (INAV): Riacho Fundo II
– CEPI Aroeira: Brazlândia
– CEPI Jandaia: Ceilândia
– CEPI Pequizeiro de Planaltina
– CEPI Flor de Lis: Sobradinho
– Escola Mundo Encantado: Itapoã
– Lar Padre Cícero: Taguatinga
– Creche Pica-Pau Branco: Samambaia
– CEPI Arara Canindé: Recanto das Emas
– Creche Tia Vilma: Gama
– Centro Educacional Doce Infância: Gama
– Centro de Convivência e Educação Infantil Nossa Senhora do Carmo: Gama
– Creche Ame Baby: Gama
– Instituto Social Pax: Gama
– Escola Ana Clara: Santa Maria
– CEPI Corujinha do Cerrado: Santa Maria
– CEPI Buriti: Santa Maria
– CEPI Angelins: Santa Maria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias