O frio e o tempo seco devem marcar esta semana no Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima, geralmente registrada durante a noite e a madrugada, deve ficar entre 10°C e 12°C, a partir desta segunda-feira (22).
O dia mais frio do ano na capital foi registrado no último sábado (20), quando os termômetros marcaram 9,6°C. A tendência é que não ocorram alterações na temperatura até o inverno, que começa apenas em 21 de junho.
Segundo o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia, frio e estiagem são características dessa época do ano. “Além da secura, a gente tem o tempo aberto, com poucas nuvens no céu. Então, os raios de sol chegam na superfície e aquecem o ar. Por isso, temos dias com temperaturas maiores, mas noites e madrugadas frias”, explica.
“Para os próximos dias não há previsão de nenhuma massa de ar ou frente fria vindo para o Centro-Oeste. Mas já temos essa característica do inverno. As pessoas já começam a sentir a pele mais seca, o nariz entupido, a garganta arranhando, que são efeitos da seca, que já começa a aparecer com os dias sem chuva”, explica o meteorologista.
De segunda (22) até a próxima sexta-feira (26), a umidade do ar pode chegar aos 30%. “Ainda não são os índices críticos do fim do inverno, em agosto e setembro. Mas já é uma grande queda, comparado aos resultados do último mês”.
A temperatura varia entre 25°C, nas horas mais quentes do dia, e 10°C, durante a madrugada e o início da manhã.
Fonte G1DF