Moradores de Samambaia Sul, no Distrito Federal, estão reclamando que ambulâncias do Samu e de outras entidades de saúde estão abandonadas na região enquanto hospitais estão sem veículos para atender pacientes.
A TV Globo encontrou seis ambulâncias do Samu paradas em frente a uma oficina, sendo que uma delas estava sendo consertada. Além disso, outras quatro ambulâncias ficam na calçada do Conjunto 3 da Área de Desenvolvimento Econômico.
A Secretaria de Saúde afirmou que o DF possui 38 ambulâncias e uma reserva técnica de 50% e que há 20 oficinas credenciadas para manutenção e consertos.
O proprietário da oficina onde as seis ambulâncias estão estacionadas afirmou que o processo é burocrático e que a rotatividade na oficina é alta.
Uma acompanhante de uma paciente do Hospital Materno Infantil relatou que teve que esperar quase 24 horas para conseguir uma ambulância para transportá-las.
A Secretaria de Saúde não comentou sobre possíveis atrasos na manutenção das ambulâncias ou falta de veículos para atendimento.
Fonte: G1